Dê uma vista de olhos exclusiva à versão beta da nova página da DW. Com a sua opinião pode ajudar-nos a melhorar ainda mais a oferta da DW.
Usamos "cookies" (pequenos ficheiros que identificam o seu aparelho) para melhorar a nossa oferta. Mais informações na nossa política de privacidade.
As mesas de voto estão abertas neste domingo (18.04) para as sétimas eleições legislativas em Cabo Verde, o país modelo de democracia em África. Votação acontece em meio a recordes diários de Covid-19 no arquipélago. Ler o artigo
Em Moçambique, um suposto cativeiro de crianças levou populares à revolta na Zambézia. A polícia, entretanto, nega a existência de cativeiro. A DW África ouviu cidadãos no local.
Hansi Flick, treinador do Bayern de Munique, anunciou este sábado (17.04) a intenção de deixar o clube bávaro, campeão alemão, europeu e mundial de futebol, após o final desta época.
A polícia angolana dispersou hoje (17.04) com tiros e lançamento de gás lacrimogéneo uma manifestação de estudantes que protestavam em Luanda contra a subida de propinas e emolumentos nas instituições de ensino.
Dezenas de famílias ficaram sem habitações devido a demolições em Luanda, capital de Angola. Famílias dizem que são obrigadas a dormir na rua em tempo de chuvas torrenciais e acusam a polícia de uso excessivo de força.
Situação dos missionários brasileiros da Igreja Universal que viram suspensos vistos de permanência em Angola está cada vez mais delicada, relatam membros da instituição religiosa do bispo Edir Macedo.
A inflação homóloga em Moçambique subiu de 5,10% para 5,76% em março, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE), voltando a quebrar o recorde de valor mais alto dos últimos três anos.
A participação dos jovens cabo-verdianos no processo eleitoral é o tema quente a marcar a campanha eleitoral rumo às eleições legislativas de 18 de abril. A descrença nos políticos devidos às falsas promessas leva a maioria dos jovens a não se interessar pela política e não votam. Como evitar mais abstenções no pleito eleitoral?
O Zimbabué começou a libertar cerca de 3 mil prisioneiros reduzir a ameaça de Covid-19 nas prisões, superlotadas.
Ministros da União Europeia (UE) debaterão situação na província de Cabo Delgado, Moçambique.
Associação Moçambicana dos Polícias (Amopaip) quer investigar quem colabora com grupos armados em Cabo Delgado.
Neste novo vídeo do canal do Youtube da DW, Yara Mel dá-lhe a conhecer o negócios dos motoristas de txopelas em Maputo.
É o fim de uma longa era que começou com a revolução cubana, em 1959.
Total de deslocados registados após o ataque subiu para 20.558, segundo a Organização Internacional das Migrações.
É preciso reformular modelo de governação e tomar medidas para evitar conflitos cíclicos, alerta especialista.
A União Europeia (UE) e os EUA voltam a falar a mesma "lingua" agora com Joe Biden na Presidência dos EUA.
Ex-primeiro ministro português José Sócrates confirma à DW que se encontrou com o antigo vice-Presidente angolano Manuel Vicente, mas desmente ter recebido "luvas" para facilitar investimentos do grupo Lena em Angola.
Organizadores da manifestação de apoio ao líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, realizada no princípio deste mês, acusam a Polícia de os ter raptado no dia da marcha.
Depois das seca e das cheias, cinco municípios do Cuando Cubango lidam agora com gafanhotos. Desde o final de 2020, a praga está a devastar a produção agrícola, agudizando a fome das comunidades no sudeste de Angola.
Neste Dia da Juventude Angolana, a DW África foi às ruas ouvir o que os jovens têm a dizer sobre o seu cotidiano. A maioria relata dificuldades económicas, mas tem esperanças que mudanças profundas ocorram no país.
A oposição angolana criou a chamada Frente Unida Democrática para tirar o MPLA do poder nas eleições gerais de 2022. Mas nem todos os partidos da oposição fazem parte e alguns não reconhecem a existência da aliança.
Miguel Pereira gera uma pequena quantidade de energia através de restos de alimentos e outros resíduos.
O académico Severino Ngoenha aponta questões étnicas, discrepâncias sociais e radicalização como causas do conflito em Cabo Delgado. Diz que se tornaram problemas graves desde que a FRELIMO assumiu o poder em Moçambique.
Jursélio Pinto foi condenado a seis anos de prisão por receber dinheiro para soltar pessoas que cometeram crimes. Valores teriam sido entregues no gabinete do ex-comandante. Pena pode ser convertida em multa.
Em carta aberta a Berlim, investigadores relatam o drama dos ex-trabalhadores moçambicanos da Alemanha Oriental e apelam ao Governo alemão para responder a questões éticas e humanas. "Não se trata apenas do dinheiro".
Mulheres na liderança militar do grupo armado, recrutamento de crianças-soldado e sofisticação da atuação terrorista são algumas das constatações mais recentes feitas pelo Observatório do Meio Rural em Cabo Delgado.
O Presidente moçambicano pediu recentemente unidade e patriotismo aos jornalistas. Fernando Lima responde que a comunicação social está a ser "assaltada" com legislação e normas que restringem cada vez mais a profissão.
Edifícios antigos da baixa de Maputo estão de cara nova através de uma iniciativa de uma empresa de tintas.
Líderes políticos somalis não conseguem chegar a um consenso sobre a realização de eleições. Oposição não aceita prolongamento do mandato de Farmaajo, e Estados Unidos ameaçam impor sanções ao Governo somali.
O jovem prodígio inglês, Jude Bellingham, do Dortmund, juntou-se à lista dos dez mais jovens marcadores da Liga dos Campeões. Fechado os quartos-finais, Ansu Fati lidera o ranking como o mais jovem a marcar na prova.
Representante do secretário-geral da ONU diz que resposta puramente militar pode não ser a mais eficaz. Hanna Tetteh salienta que crise em Cabo Delgado teria abordagem de contraterrorismo e não de "imposição da paz".
Instabilidade na República Centro-Africana favorece ofensiva empresarial, militar e diplomática russa no país. Analista diz que Bangui permite que Moscovo mostre influência no continente a partir de uma zona estratégica.
Na Guiné-Bissau, sobem de tom as críticas contra o Governo pela aplicação dos novos impostos aprovados em 2020. Cidadãos e operadores económicos dizem-se prejudicados com a medida que começou a ser aplicada em março.
Para as meias-finais da Liga dos Campeões está reservado um PSG Saint-Germanin – Man City e Real Madrid – Chelsea.
Conforme prometeu, chanceler federal de 66 anos esperou sua vez. Primeira dose da AstraZeneca foi aplicada em Berlim.
Se o Parlamento aprovasse propostas de novas leis da comunicação social e de radiodifusão na sua forma atual, Moçambique tornar-se-ia um dos mercados mais fechados dos media em África, adverte a DW.
O Zimbabué é o maior exportador de tabaco da África. O Governo quer expandir ainda mais a produção.
A doença infeciosa Covid-19 é causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Os sintomas mais comuns são febre, tosse e dificuldade em respirar. Foi declarada pandemia global pela Organização Mundial de Saúde.
Enviar Facebook Twitter Whatsapp Web EMail Facebook Messenger Web linkedin Telegram reddit Flipboard
Link permanente https://p.dw.com/p/3s90B
Moçambique: Governo tem de tomar mais a sério a reconciliação para que o país viva a estabilidade, alerta investigador.
Link permanente https://p.dw.com/p/3s65e
Mais de 100 académicos exigem justiça para os "Madgermanes".
Informação credível e histórias inspiradoras. Subscreva a DW África no YouTube!
Aos sábados, a DW emite o "Top-Spiel" (o grande jogo da jornada) da primeira liga alemã de futebol.
Escute os relatos da DW África: aos sábados à tarde, sempre que houver jogos.
O jornalismo independente da DW ajuda a manter a democracia no mundo – e garante noites mal dormidas aos autocratas.
Os criadores quenianos lançaram uma aplicação que visa facilitar as viagens durante a pandemia da Covid-19.
Através de vídeos, peças de rádio e artigos online, a série "Raízes Africanas" apresenta personalidades da história africana. O projeto é financiado pela Fundação Gerda Henkel.
Embora tenha chegado ao trono na mesma altura em que os alemães se impunham nos Camarões, o Sultão Njoya conseguiu reinar com relativa liberdade. O Rei de Bamun ficou conhecido por ser um pacifista e um grande inventor.
A fama do Reino do Daomé, que existiu entre os séculos XVII e XIX, no atual Benim, deve-se em parte às chamadas Amazonas. Um exército feminino que é, ainda hoje, um símbolo de coragem e emancipação das mulheres.
Gobena Dache foi um conquistador sem igual que ajudou Menelik II a consolidar o poder sobre os territórios do sul na Etiópia. Mas há alguma controvéria à volta do seu nome.
Considerada uma das maiores líderes da Etiópia, Taytu Betul foi casada com o imperador Menelik II. A imperatriz foi fundamental na derrota dos imperialistas italianos e também fundou Addis Abeba, a capital da Etiópia.
Rudolf Douala Manga Bell, dos Camarões, era apaixonado pela cultura alemã. Mas desiludiu-se mais tarde quando os colonos alemães oprimiram o seu povo. Acabou por ser enforcado pelo seu ato de resistência.
Agora, fica mais simples manter-se informado: as notícias da DW África chegam diretamente no Messenger do Facebook.
Estão à sua disposição dois programas diários de 20 minutos cada - a emissão da manhã e a emissão da noite.
As radionovelas para jovens africanos do "Learning by Ear - Aprender de Ouvido".