1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Há mais crianças em situação de risco nas lixeiras de Angola

16 de junho de 2021

No Dia da Criança Africana, as autoridades mostram-se preocupadas com a situação na província angolana do Bengo. Está a aumentar o número de crianças que trocam as brincadeiras pelas lixeiras, onde procuram comida.

https://p.dw.com/p/3v0I4
Angola Kinder auf einer Müllhalde
Foto: António Ambrósio/DW

Há cada vez mais crianças a passar o dia nas lixeiras à procura de comida, na província do Bengo. Faltam às aulas para virem para aqui, devido à pobreza extrema das famílias.

A DW África constatou a situação num dos amontoados de lixo, em Caxito. O que comeram desde que se levantarm? "Nós não comemos", respondem as crianças.

Uma vendedora ambulante, que pediu o anonimato, vê todos os dias as crianças na lixeira e lamenta a situação. "É muito triste, as crianças têm pai, têm mãe e ficam na rua."

Desnutrição afeta 1,9 milhões de crianças

Em maio, um relatório das Rede Global Contra as Crises Alimentares estimava que 1,9 milhões de crianças angolanas, menores de 5 anos, sofrem de múltiplas formas de desnutrição. Isso provoca bastantes problemas de saúde à medida que crescem.

Angola: Fome leva famílias a comer ratos em Luanda

O diretor do Instituto Nacional da Criança no Bengo, Luciano Chila, pede um trabalho conjunto com os pais para tirar as crianças das lixeiras e levá-las para as escolas.

"Todo o cidadão desta província, em qualquer lugar, quando vê um filho de outra pessoa a ir à lixeira recolher este tipo de produto, logo, deve recorrer aos pais e informar o ato que o seu filho está a praticar", apela.

Proteger as crianças é responsabilidade do Estado

Mas o jornalista Manuel Godinho diz que isso não chega. O profissional lembra que proteger as crianças é ultimamente uma responsabilidade do Estado. Segundo Manuel Godinho, o trabalho do Governo deve incidir na erradicação da pobreza nas famílias – só assim as crianças deixarão de ir para a lixeira.

O dinheiro recuperado no combate à corrupção pode ser usado para ajudar estas famílias, sugere o jornalista. "As pessoas não suportam a fome, vão sempre procurar um escape para enganar a própria fome, quer se alimentem bem ou mal. E agora mesmo que estamos a falar que recuperamos alguns milhões de dólares, devíamos começar a pensar em criar bolsas de pobreza para ver como dar algum conforto a estas famílias."

A diretora do Gabinete da Ação Social, Família e Igualdade do Género, Felisberta da Costa, garante que o Governo, sempre que pode, apoia as famílias carenciadas. "O governo quando tem as possibilidades de apoiar, nós apoiamos. Hoje também os nossos orçamentos emagreceram e não tem sido fácil nós darmos sempre", justifica.

Na província, "temos apoiado as cooperativas onde são enquadradas as mulheres, porque, se nos agruparmos em cooperativas e recebermos os apoios, podemos melhorar o autossustento das famílias", conclui.

Angola: Aumento do trabalho infantil preocupa em Benguela