1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Bissau: Recenseamento eleitoral começa a 10 de dezembro

Lusa
10 de novembro de 2022

As legislativas antecipadas continuam sem data marcada. Mas o recenseamento eleitoral deverá começar daqui a um mês, anunciou o ministro da Administração Territorial da Guiné-Bissau, Fernando Gomes.

https://p.dw.com/p/4JM3Q
Recenseamento eleitoral na Guiné-Bissau, dezembro de 2013
(Foto de arquivo)Foto: DW/B. Darame

O ministro da Administração Territorial da Guiné-Bissau, Fernando Gomes, salientou esta quinta-feira, em conferência de imprensa, que estava a cumprir com o previsto na lei, que determina que a data do recenseamento de cidadãos eleitores deve ser anunciada 30 dias antes.

"O artigo 21 da lei número 11 / 2013 estipula que o Governo, através do departamento competente, deve anunciar a data do início do recenseamento eleitoral 30 dias antes. Estamos hoje aqui, precisamente, para cumprir com as formalidades anunciando que a data do início do recenseamento eleitoral, em todo o território nacional assim como na diáspora, terá lugar no próximo dia 10 de dezembro do ano em curso", afirmou.

O governante aproveitou para "lançar um vibrante apelo" aos cidadãos com capacidade eleitoral para comparecerem nos locais do recenseamento a serem anunciados e aos partidos políticos para promoverem ações que façam do processo eleitoral "um ato ordeiro, cívico e pacífico".

Fernando Gomes notou que qualquer partido que venha a vencer as eleições "será sempre um partido guineense", daí que reforçou a necessidade de o processo decorrer "na paz e tranquilidade".

"Vamos, mais uma vez, demonstrar ao mundo que o guineense é um povo ordeiro e pacífico", defendeu.

O ministro da Administração Territorial afirmou ainda que o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, irá "oportunamente" anunciar a data em que as eleições legislativas antecipadas vão ter lugar, conforme manda a Constituição da República, disse.

Reflexões Africanas: As ameaças à democracia da Guiné-Bissau

Saltar a secção Mais sobre este tema