1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Patrice Trovoada: "Conforme prometido, com uma maioria absoluta, eu assumirei as funções"Foto: Ramusel Graca/DW
PolíticaSão Tomé e Príncipe

Eleições em STP: Patrice Trovoada reivindica vitória

Lusa | rg
26 de setembro de 2022

Antigo primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, reivindica vitória com maioria absoluta nas eleições de domingo. Mas o partido do Governo repudia as declarações e diz que terá ganho com maioria simples.

https://p.dw.com/p/4HN3r

O ex-primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe Patrice Trovoada (Ação Democrática Independente, oposição) reivindicou esta segunda-feira (26.09) a vitória, com 30 deputados (maioria absoluta), nas eleições legislativas e anunciou que irá chefiar o próximo Governo.

"Reivindicamos a vitória nas eleições legislativas, com maioria absoluta, totalizando 30 mandatos, 30 deputados, com 54,55% dos votos", disse, numa declaração perante algumas dezenas de apoiantes, na sede do partido na capital são-tomense. "Eu quero agradecer aos militantes e às pessoas que contribuíram para esta vitória, quero agradecer aos militantes da ADI."

Patrice Trovoada fez a declaração num momento em que a Comissão Eleitoral Nacional (CEN) são-tomense ainda não divulgou resultados preliminares das eleições legislativas, autárquicas e regional deste domingo.

"Conforme prometido, com uma maioria absoluta, eu assumirei as funções e as responsabilidades de primeiro-ministro e de chefia do próximo Governo", afirmou Trovoada, recebendo fortes aplausos dos militantes.

Sao Tome Wahlen
São-tomenses votaram nas eleições legislativas, autárquicas e regional (na ilha do Príncipe)Foto: SAMUEL OBIANG AFP via Getty Images

De acordo com a projeção da ADI sobre os resultados eleitorais, com base nos editais das 309 mesas de voto no território nacional e na diáspora, o partido conquistou oito mandatos no distrito de Água Grande (o mais populoso do país e onde se localiza a capital, com 57% dos votos), seis deputados em Mé-Zochi (60%), quatro em Cantagalo (67%), três em Lobata (43%), três em Lembá (50%), um em Caué (20%) e três na Região Autónoma do Príncipe (60%).

Na diáspora, onde 10 países da Europa, incluindo Portugal, e de África elegeram pela primeira vez dois deputados, a ADI também ganhou nos dois círculos. Nas legislativas são eleitos 55 deputados à Assembleia Nacional.

MLSTP aponta para vitória com "maioria simples"

No entanto, o MLSTP/PSD, no poder em São Tomé e Príncipe, disse que é "prematuro" fazer "qualquer tipo de manifestação ou declaração de vitória com maioria absoluta" nas legislativas de domingo, e pediu à população que aguarde serenamente os resultados oficiais.

Wahlen Sao Tomé
Os resultados oficiais das eleições são-tomenses ainda são aguardadosFoto: Ramusel Graça/DW

"Refutar qualquer tipo de manifestação ou declaração de vitória com maioria absoluta, na medida em que ainda não dispomos de todos os dados oficiais ou de quaisquer dados oficiais da Comissão Eleitoral Nacional [CEN]", declarou Gabdulo Quaresma, vice-presidente e diretor de campanha do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD), numa declaração sem direito a perguntas na sede do partido, no Riboque, São Tomé.

Os dados apurados pelo partido, acrescentou, apontam antes para uma vitória do MLSTP/PSD, com maioria simples.

"Os nossos dados também apontam para um resultado de 22 a 24 deputados para o MLSTP, cerca de seis para o movimento de Caué [Movimento de Cidadãos Independentes/Partido de Unidade Nacional] e cerca de dois a três para o Basta".

A Assembleia Nacional é composta por 55 deputados, correspondendo a maioria absoluta a 28 mandatos.

Artigo atualizado às 19:06 (CET) de 26 de setembro de 2022.

Saltar a secção Mais sobre este tema
Saltar a secção Conteúdo relacionado