1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Deputados da UNITA vão tomar posse

gcs
14 de setembro de 2022

Líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, diz que deputados vão tomar posse, apesar de apelos em contrário. O partido contestou os resultados das eleições, mas promete "continuar a resistência" nas instituições do Estado.

https://p.dw.com/p/4Gqs6
Líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior Foto: B. Ndomba/DW

O líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, anunciou esta quarta-feira (14.09) que os deputados do maior partido da oposição vão tomar posse na Assembleia Nacional.

Costa Júnior diz que a decisão foi tomada após um processo de auscultação nas 18 províncias do país, em que se concluiu que a "resistência" no seio das instituições do Estado é a melhor opção para lutar por "mais democratização" na próxima legislatura.

A UNITA "conhece o sofrimento da nossa gente, das suas dores, das suas lágrimas e dos seus sonhos", garantiu o líder do partido do Galo Negro.

"Enquanto esta triste realidade continuar, a UNITA e os parceiros da Frente Patriótica Unida, em esforço conjugado com a sociedade civil, não descansarão e tomarão a dianteira da defesa do povo angolano nas instituições ao seu alcance e sobretudo em todos os espaços de luta e resistência pacífica, incluindo nas ruas."

Para 24 de setembro estará prevista uma primeira manifestação contra a "fraude eleitoral".

Traição ao povo angolano?

A oposição contestou os resultados das eleições divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral, que dão a vitória ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) com 51,17% dos votos, contra 43,95% da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA).

O partido do Galo Negro queixou-se ao Tribunal Constitucional de diversas irregularidades no processo, pedindo uma recontagem dos votos. O tribunal chumbou o pedido, validando a vitória do MPLA, do candidato João Lourenço.

Nos últimos dias, muitos eleitores pediram aos 90 deputados da UNITA que não tomassem posse. Alguns disseram mesmo que a investidura seria um ato de "traição".

Mas Adalberto Costa Júnior minimiza as críticas: "Nós vamos privilegiar as reformas que nos possam trazer um país capaz de abraçar o desenvolvimento democrático", referiu em declarações aos jornalistas, esta quarta-feira.

O líder da UNITA frisou que, "em democracia, as conquistas têm de ser quotidianas para serem permanentes".

De acordo com o correspondente da DW em Luanda, Borralho Ndomba, a mensagem de Costa Júnior é clara: "A luta deve ser feita dentro das instituições, porque fora não resultará em nada. O partido estará representado na Assembleia Nacional, no Conselho da República. E vai ter também mais representatividade em instituições como a Comissão Nacional Eleitoral".

A tomada de posse de João Lourenço como Presidente da República está prevista para esta quinta-feira, 15 de setembro. A investidura dos 220 deputados eleitos foi marcada para o dia seguinte.

Artigo atualizado às 20:57 (CET) de 14 de setembro de 2022.

Especial DW: Tomada de posse e manifestações em Angola?

Saltar a secção Mais sobre este tema