1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Corpo de antigo Presidente já chegou ao memorial

Lusa
27 de agosto de 2022

O cortejo fúnebre do ex-Presidente de Angola, que inicialmente estava agendado para sexta-feira, realizou-se esta manhã em Luanda. José Eduardo dos Santos é enterrado, este domingo, dia em que completaria 80 anos.

https://p.dw.com/p/4G89G
Angola - Trauerfeier für José Eduardo dos Santos
Foto: António Cascais/DW

O corpo de José Eduardo dos Santos chegou, este sábado (27.08), após hora e meia de cortejo, ao memorial, num cortejo pouco participado, com maior mobilização dos populares junto de Chicala, bairro próximo do local onde se realizam as cerimónias fúnebres.

Ao longo do percurso, que saiu da residência familiar pelas 08:30, as pessoas-iam se juntando em pequenos grupos, ouviram-se alguns aplausos, alguns prantos e acenos com lenços em sinal de despedida.

A grande concentração de populares aconteceu já na reta final do cortejo fúnebre do antigo Presidente de Angola, que foi acompanhado de grande aparato policial e militar.

Já perto do memorial ouviram-se cantigos e algumas mulheres que se despediam, alguns dos que se juntaram seriam curiosos e turistas, muitos querendo registar o momento em vídeo e fotografias.

O corpo chegou ao memorial pelas 10:00, estando a urna colocada numa tenda onde se encontra rodeada de coroas de flores e encimada por uma fotografia de José Eduardo dos Santos.

O enviado da DW a Luanda, António Cascais, acompanhou a chegada do corpo à Praça da Independência, onde está montado o memorial.

Na tenda marcaram presença diversas individualidades, entre vários membros do executivo angolano e responsáveis do MPLA.

Do lado de fora da tenda, instalada num enorme recinto designado como Praça da República, concentram-se também já bastantes populares que vão homenagear José Eduardo dos Santos.

Na entrada das Forças Armadas um grupo coral entoa um cântico que diz: "as Forças Armadas choram".

O programa das exéquias do ex-presidente de Angola José Eduardo dos Santos, que governou o país de 1979 a 2017, arrancou esta sexta-feira (26.08), sem a presença de jornalistas. O programa que previa, inicialmente, a realização do cortejo fúnebre na sexta-feira foi alterado, tendo sido realizada apenas uma cerimónia para a família e o público.

As cerimónias fúnebres de José Eduardo dos Santos concluem-se no domingo (28.08), dia em que completaria 80 anos. O funeral, marcado para o período da manhã, contará com a presença de 21 individualidades estrangeiras, entre Chefes de Estado e de Governo africanos e de Portugal.

Angola - Trauerfeier für José Eduardo dos Santos
Cortejo foi acompanhado de grande aparato policial e militar.Foto: António Cascais/DW

O corpo do antigo chefe de Estado, que morreu em 08 de julho em Barcelona, Espanha, chegou a Angola há uma semana, em 20 de agosto, após um litígio judicial entre duas fações da família Dos Santos.

Avenidas interditas em Luanda

A Polícia Nacional informou que serão interditas este sábado e domingo, algumas avenidas em Luanda, por onde vai passar o cortejo fúnebre do ex-Presidente da República.

O diretor de Operações e Segurança Pública do Comando Geral da Polícia Nacional, Orlando Bernardo, apelou também na sexta-feira à contenção, numa altura em que se espalham pelas redes sociais apelos a manifestações organizadas pela sociedade civil.

"Devido à realização do funeral de Estado do malogrado ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a Polícia Nacional apela a todos os cidadãos, sociedade civil e grupos organizados que pretendem organizar atividades sábado e domingo, a uma contenção por respeito à figura do antigo Chefe de Estado", apelou a polícia.