1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

NOTÍCIAS

Filho de Mouammar Kadhafi foi libertado

Um grupo armado líbio anunciou ter libertado Seif al-Islam. O advogado confirma e acrescenta que filho de Khadafi foi levado para outra cidade líbia.

default

Seif al-Islam sob custódia, quando foi capturado em 2011

A brigada Abu Bakr al-Sadiq, um dos grupos armados que controlam a localidade de Zenten (a cerca de 170 km a sudoeste de Trípoli), onde Seif al-Islam estava detido, disse que a libertação, na noite de sexta-feira (09.06), decorreu da aplicação de uma amnistia promulgada pelo parlamento.

Zenten é controlada por grupos armados que se opõem ao Governo de unidade nacional líbio, instalado na capital Trípoli, e reconhecido pela comunidade internacional, mas que luta por estender o poder a todo o território nacional.

Não há imagens que confirmem a libertação de Seif al-Islam. Contudo, o seu advogado, Khaled al-Zaidi, confirmou a notícia e acrescentou que o filho do antigo dirigente líbio foi levado para outra cidade, sem avançar o nome por questões de segurança.

Seif al-Islam foi condendo à morte por fuzilamento por um tribunal de Trípoli, em julho de 2015, acusado de crimes cometidos na repressão ao levantamento popular contra o antigo ditador, Mouammar Khadafi, em 2011.

Tal como outros nomes do antigo regime de Khadafi, Saif al-Islam é procurado pelo Tribunal Penal Internacional de Haia, sob suspeita de crimes de guerra e contra a humanidade.

Saif, de 44 anos, foi capturado em novembro de 2011 no sul da Líbia, onde se preparava para escapar para o Níger, depois da queda do regime de Khadafi, deposto e morto em outubro desse ano.

Leia mais