1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Caso Cebolinha: "Como é possível que jovem morra torturado?"

4 de agosto de 2023

Polícia diz que o jovem Cebolinha morreu vítima de um derrame cerebral, mas ativistas e familiares refutam essa versão. Acusam a polícia de o ter torturado e pedem justiça.

https://p.dw.com/p/4UmGm
Foto de arquivoFoto: DW

O jovem Masscar Abacar, conhecido por "Cebolinha", morreu depois de exigir o pagamento de uma dívida. Uma empregada do estabelecimento onde se encontrava chamou a polícia, que o deteve na hora. As versões sobre o que aconteceu a seguir divergem.

A família e organizações da sociedade civil dizem que Cebolinha foi brutalmente espancado pela polícia até à morte, na sétima esquadra, em Maputo.

Cebolinha foi "vítima de tortura policial", denunciou o ativista Adriano Nuvunga, diretor do Centro para Democracia e Desenvolvimento (CDD).

Prof. Adriano Nuvunga
Adriano Nuvunga, diretor do CDDFoto: Roberto Paquete/DW

"Como é possível que um jovem morra torturado nas celas da Polícia da República de Moçambique? Isto é crime", acrescentou Nuvunga.

A versão da corporação é bastante diferente.

"Derrame cerebral"

O porta-voz da polícia na cidade de Maputo, Leonel Muchina, garantiu, pouco depois da morte de Cebolinha, a 25 de julho, que o jovem morreu devido a um derrame cerebral.

"Este jovem não foi de forma alguma violentado nesta unidade policial", assegurou Leonel Muchina.

Uma unidade sanitária em Maputo teria até solicitado à família do jovem "para prestar estes depoimentos de que o seu ente querido teria perdido a vida diante de um derrame cerebral", acrescentou o porta-voz.

Mosambik Demonstration
Ativistas afirmam que polícia continua a exercer violência sobre os cidadãosFoto: Sebastião Arcénio/DW

O ativista Naldo Chivite, da Rede dos Defensores de Direitos Humanos, conta que esteve com o jovem Cebolinha dias antes da sua morte: "Por isso é que digo claramente que é pura mentira que ele estava doente."

"Pura mentira"

"É pura mentira", insiste Chivite. "Eu estive com o Cebolinha, conversámos e ele estava muito bem de saúde. Essa é uma manobra que está a ser criada pela polícia para justificar a sua ação."

Citada pela imprensa, a mãe do jovem, cujo nome não foi avançado, disse que viu um dos polícias a torturar Cebolinha, na sétima esquadra. "Tiraram-lhe a roupa, bateram-lhe, deitaram-no no chão e molharam-no com água fria. Ele estava sem camisola, sem manta, sem nada", afirmou.

Apelo a justiça

O defensor dos direitos humanos Naldo Chivite diz que, face a este e outros casos, a impressão com que fica é que "há uma orientação clara para violar os direitos humanos" em Moçambique.

Moçambique: A irrelevância do discurso de desenvolvimento?

"Não se percebe como é que um país como Moçambique, que ratificou vários acordos internos e internacionais, viola na sua maior magnitude os direitos humanos dos cidadãos."

Chivite pede justiça no caso Cebolinha, embora tenha pouco esperança.

"Ouvimos muitas vezes a polícia a afirmar que vai agir contra os agentes [responsáveis por abusos], mas nunca vemos nada", lamenta.

Saltar a secção Mais sobre este tema