1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

UE apoia Moçambique na luta contra o terrorismo

Lusa
9 de outubro de 2020

A União Europeia vai prestar assistência a Moçambique no combate a grupos armados classificados como terroristas em Cabo Delgado, na sequência de um pedido de apoio do Governo de Maputo.

https://p.dw.com/p/3jiDG
Young Africa
Foto: DW/J. Beck

O embaixador da União Europeia (UE) em Maputo, Antonio Sánchez-Benedito Gaspar, confirmou hoje que os "pedidos que foram feitos à UE receberam uma resposta positiva e agora temos de trabalhar nas diferentes questões que foram colocadas". 

A 16 de setembro, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Verónica Macamo, escreveu um ofício ao Alto Representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell, pedindo apoio na logística e no treino especializado das forças governamentais para travar as incursões armadas de grupos classificados como terroristas em Cabo Delgado. 

O embaixador Antonio Sánchez-Benedito Gaspar explicou que a ideia é fortalecer as capacidades de resposta de Moçambique. Esclarecendo, no entanto, que "não está na agenda a vinda de militares europeus ao país", sendo que a UR continuará a concentrar-se na prestação de assistência de emergência humanitária e no desenvolvimento. 

A província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, é palco há três anos de ataques armados desencadeados por forças classificadas como terroristas. A violência provocou uma crise humanitária com mais de mil mortos e cerca de 250.000 deslocados internos. 

 

Saltar a secção Mais sobre este tema