1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Universidades alemãs querem apoiar aulas interativas em Cabo Verde

dos Santos, Nelio28 de fevereiro de 2013

As universidades alemãs de Frankfurt, Landau e Magdeburgo estão interessadas em apoiar o sistema cabo-verdiano de ensino "Mundu Novu" que traz as novas tecnologias de informação para as salas de aula.

https://p.dw.com/p/17oII

Passar de um modelo tradicional para um ensino interativo em Cabo Verde. É esse o principal objetivo do programa "Mundu Novu".

O programa pretende utilizar as ferramentas tecnológicas para facilitar a aprendizagem dos alunos. Ou nas palavras de Hélder Veiga, gestor da infraestrutura tecnológica do Estado: "Queremos passar para um modelo interativo em que o aluno é o centro e é ele que vai à procura do conhecimento. O professor é apenas um facilitador que ajuda os alunos a crescerem e a construírem o seu próprio conhecimento."

O "Mundu Novu" começou a ser implementado em 2009 em duas escolas cabo-verdianas. Neste momento, já se espalhou a 29 estabelecimentos de ensino. Nas escolas já contempladas foram montados kits tecnológicos que incluem computadores portáteis, um projetor e colunas.

No entanto, também é preciso ajudar os professores a lidar com as novas tecnologias, refere Hélder Veiga. "Vamos ter que capacitar todos os professores para saberem utilizar os equipamentos e para produzirem neles os seus próprios conteúdos."

Ajuda alemã

Agora, três universidades alemãs querem ajudar nesse processo. Numa primeira fase, as universidades de Frankfurt, Landau e Magdeburgo deverão capacitar os professores cabo-verdianos integrados no programa "Mundu Novu".

"Será uma área interessante de parceria", diz Hélder Veiga.

Walter Schreiber, professor da Universidade de Landau, visitou juntamente com 54 estudantes universitários alemães o Núcleo Operacional da Sociedade de Informação, na Cidade da Praia.

O programa "é algo bastante interessante para nós", afirmou. "A fraqueza aqui é: falta muito conteúdo,ou como ligar com os professores ou fazer módulos para os estudantes."

Para todo o país

O programa "Mundu Novu" quer chegar a todas as escolas básicas, secundárias e universidades até 2015.

Depois de 2015, a fase seguinte do projeto é fazer com que cada estudante tenha um computador portátil e ligação gratuita à internet.

"O objetivo final é termos o ensino de um para um, em que o professor tem o seu equipamento e cada aluno utiliza o seu equipamento durante as aulas", diz o gestor da infraestrutura tecnológica do Estado, Hélder Veiga.

O programa "Mundu Novu" é fruto de uma parceria público-privada. Um dos principais parceiros é o Ministério da Educação, mas universidades e empresas também participam no programa.

No âmbito do projeto, o Governo cabo-verdiano chegou a anunciar a distribuição de 150 mil computadores portáteis. Porém, isso ainda não se verificou.

Autor: Nélio dos Santos (Cidade da Praia)
Edição: Guilherme Correia da Silva / Helena Ferro de Gouveia