Uma família, uma árvore – Agricultura sustentável na Nigéria | Internacional – Alemanha, Europa, África | DW | 10.02.2012

Conheça a nova DW

Dê uma vista de olhos exclusiva à versão beta da nova página da DW. Com a sua opinião pode ajudar-nos a melhorar ainda mais a oferta da DW.

  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Internacional

Uma família, uma árvore – Agricultura sustentável na Nigéria

Terrenos férteis para a produção de biocombustíveis? Pobres condições de armazenamento de produtos? Na Nigéria, um homem procura soluções contra a fome, apostando na agricultura familiar sustentável.

Olatunji Akomolafe (foto) luta pela auto-suficiência alimentar do seu país, a Nigéria

Olatunji Akomolafe (foto) luta pela auto-suficiência alimentar do seu país, a Nigéria

Já lá vão 25 anos desde que o nigeriano Olatunji Akomolafe deu início ao VPP, o Village Pioneer Project, ou em português, o Projeto Rural Pioneiro, um centro de formação de um tipo de agricultura inédito no seu país.

Akomolafe aposta num tipo de agricultura em que os conhecimentos dos antepassados são relembrados e aplicados com métodos modernos de cultivo ecológico. A partir da sua ideia desenvolveu-se uma quinta de produtos biológicos com um jardim de aprendizagem, um curral e uma criação de coelhos.

Olushola Sheye Sule aprendeu apicultura no VPP. Agora, pretende exportar o seu mel para a Europa, a América, a Arábia Saudita

Olushola Sheye Sule aprendeu apicultura no VPP. Agora, pretende exportar o seu mel para a Europa, a América, a Arábia Saudita

Ao todo, contam-se já mais de 2.600 jovens que passaram pela sua orientação. Receberam formação e agora são agricultores, criadores de animais, ferreiros, tecelões, fiandeiros.

Com cerca de 156 milhões de habitantes, a Nigéria é o país mais populoso de África. Cerca de dois terços da população ativa estão empregados no setor agrícola. Mas ainda hoje muitos nigerianos vivem abaixo da linha de pobreza. Só a muito custo o país consegue alimentar os seus habitantes com os seus próprios meios. Para esta dificuldade contribuem o êxodo rural e a fuga de cérebros – e é contra isso que Olatunji Akomolafe luta com o seu Projeto Rural Pioneiro.

Uma co-produção da Kano State Radio, da Nigéria, e da Deutsche Welle, apresentada por Marta Barroso.

Autores: Jamilu Sani / Adamu Ibrahim Dabo / Stefanie Duckstein / Marta Barroso
Edição: António Rocha / Renate Krieger

Áudios e vídeos relacionados