1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
ConflitosAlemanha

Envio de tanques: Olaf Scholz apela à confiança dos alemães

Lusa
28 de janeiro de 2023

O chanceler alemão, Olaf Scholz, apelou aos cidadãos para terem confiança na decisão do seu Governo de fornecer tanques "Leopard 2" à Ucrânia e prometeu ter sempre em mente a "segurança" da Alemanha.

https://p.dw.com/p/4MpJD
Deutschland | Leopard 2 Panzer | Strong Europe Tank Challenge in Grafenwöhr
Foto: U.S. Army/ABACA/picture alliance

Olaf Scholz reconheceu que muitos cidadãos estão "muito preocupados" porque querem que a guerra na Ucrânia "não se aproxime" e que o Governo alemão "não perca a coragem", afirmou numa emissão de vídeo programada, no dia em que parte para uma digressão pela América Latina.

"Confie no Governo, confie também em mim! Tomamos decisões que são sempre consideradas e coordenadas a nível internacional", disse, referindo-se à decisão anunciada esta semana.

Scholz salientou que, desde o início da invasão russa da Ucrânia, o seu governo sempre se orientou por três diretrizes: Fazer "o que é necessário" para apoiar a Ucrânia, evitar uma escalada - uma vez que "não pode haver guerra entre a Rússia e a NATO" - e, finalmente, agir em coordenação com os aliados da Alemanha, em particular os Estados Unidos.

EU-Gipfel l Kanzler Olaf Scholz in Brüssel
"Confie no Governo, confie também em mim!", apelou Olaf ScholzFoto: Nicolas Landemard /Le Pictorium/IMAGO

O fornecimento de tanques de batalha, que segue decisões anteriores de entrega de howitzers, sistemas de defesa aérea e tanques leves, também foi alinhado com estes três princípios.

"O nosso objetivo é claro: A Rússia não pode escapar à mudança de fronteiras pela força", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros.

"Prometo-vos que teremos sempre em conta a segurança da Alemanha", acrescentou.

De acordo com uma sondagem transmitida na sexta-feira pela emissora pública ZDF, 54% dos cidadãos alemães acreditam que a decisão de enviar tanques de batalha para a Ucrânia é a correta, em comparação com os 38% que se lhe opõem, um resultado semelhante às sondagens publicadas na semana passada.

Embora o apoio ao envio de armas para a Ucrânia seja particularmente elevado entre os eleitores Verdes, é na sua maioria rejeitado pelos apoiantes da Alternativa da extrema-direita para a Alemanha (AfD) e da ala esquerda Die Linke.

Cerca de metade da população receia que a entrega de tanques de combate a Kiev aumente o risco de um confronto militar direto entre a Rússia e o ocidente, um receio que é particularmente pronunciado nas áreas correspondentes à antiga Alemanha de Leste.

Envio de tanques poderá arrastar o Ocidente para a guerra?