1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Tunísia quer formar governo apartidário após assassinato de opositor

Correia da Silva, Guilherme7 de fevereiro de 2013

Esquerdista Chokri Belaid (pôster) foi morto na quarta-feira. Era um conhecido crítico do governo da Tunísia, liderado pelos islamitas do Ennahda. Novo governo, formado por tecnocratas, deverá preparar novas eleições.

https://p.dw.com/p/17Zx3

A Tunísia está em choque com o assassinato do opositor de esquerda, Chokri Belaid. E entretanto a política está em alvoroço.

Belaid era um conhecido crítico do governo tunisino, que é liderado pelos islamitas do Ennadha. Depois do assassinato do político, o primeiro-ministro tunisino, Hamad Jebali, anunciou que vai formar um novo governo, apartidário, formado por tecnocratas. O novo Executivo deverá preparar caminho para novas eleições no país, a serem realizadas tão depressa quanto possível.

Esta quarta-feira (06.02), o assassínio do opositor Chokri Belaid fez com que milhares de pessoas fossem para as ruas protestar. Muitas chegaram a entrar em confronto com a polícia em várias cidades tunisinas.

A correspondente em Tunes, Sarah Mersch, descreveu o cenário em frente ao hospital para onde o corpo de Belaid foi levado na capital do país do norte africano que foi o primeiro a protagonizar o movimento de protestos populares que acabou ficando conhecido como Primavera Árabe, há dois anos atrás.

Cerca de mil pessoas juntaram-se ali. Homens e mulheres, idosos e estudantes choravam a morte do opositor político, que foi morto a tiro à saída de casa. Os autores do assassínio, ainda desconhecidos, dispararam cinco tiros para a cabeça e para o peito do político.

"Somos todos tunisinos. De direita ou de esquerda, é indiferente. A Tunísia não é assim. Não é possível que aconteça uma coisa destas no nosso país", indignou-se uma manifestante.

Ameaças de morte

É a primeira vez que um político é morto a tiro na Tunísia desde os anos 50. Na noite antes do seu assassínio, Belaid tinha alertado para a possibilidade de assassinatos políticos num talk-show na televisão tunisina. Ele próprio recebeu várias ameaças de morte.

Muitos políticos da oposição também se juntaram frente ao hospital. Iyed Dahmani, deputado do partido de centro-esquerda Al Joumhouri responsabiliza indiretamente a coligação governamental pelo assassinato: "Este é um assassinato político, um golpe contra a revolução [de finais de 2010]", constata Dahmani.

"São responsáveis aqueles que durante meses ignoraram a violência política. Cada vez que fazíamos avisos, eles diziam 'eles são os nossos filhos, temos de entrar em diálogo com eles'. Hoje vemos que este diálogo com os fundamentalistas islâmicos e extremistas conduz a assassinatos políticos", acrescenta.

Durante a tarde de quarta-feira (06.02), vários milhares de pessoas reuniram-se frente ao Ministério do Interior em Tunes: "Água e pão, mas Ennahda não" clamaram os manifestantes, lembrando os slogans da Revolução de há dois anos na Tunísia. Os manifestantes pediam a demissão do governo e a convocação de uma greve geral.

"Este governo está a levar-nos para um beco sem saída", disse um dos manifestantes. "Votámos nele, porque pensámos que são justos. Mas em vez disso só estão interessados nos seus cargos. Deus proteja o nosso país."

Alertas contra nova ditadura na Tunísia

Chokri Belaid era um dos mais duros críticos do governo liderado pelo Ennahdha. E alertou vezes sem conta para os perigos de uma nova ditadura. Em cooperação com outros partidos da oposição, o político de 47 anos fundou no ano passado a Frente Popular, a terceira maior forca política na Tunísia, segundo sondagens.

O professor universitário Mohammed Souissi conhecia Belaid desde os tempos de estudante. E ainda está a tentar perceber o que aconteceu. "Belaid trouxe novas ideias. Era um homem do povo, um político corajoso, que se tornou desconfortável para o Ennahdha e para os salafistas. Era um homem que fazia as pessoas pensar e é isso que a Tunísia precisa. Agora, o país está a acordar", afirma.

Autores: Sarah Mersch/GCS/ap/dpa
Edição: Renate Krieger