1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Desporto

Tunísia e Marrocos são apurados para o Mundial 2018

EFE | AP | tms
12 de novembro de 2017

As duas equipas juntam-se às seleções da Nigéria, Senegal e Egito, que já garantiram vaga na competição que vai acontecer na Rússia. Cabo Verde está fora.

https://p.dw.com/p/2nUBq
Foto: Getty Images/AFP/F. Belaid

As seleções de Tunísia e Marrocos garantiram-se neste sábado (11.11) no Mundial 2018 após disputarem a sexta e última jornada da terceira fase das Eliminatórias Africanas. As equipas são as últimas seleções africanas a se qualificarem para o grupo formado por outras três.

No estádio Félix Houphouët-Boigny, em Abidjan, capital costa-marfinense, o Marrocos venceu por 2 a 0 a Costa Marfim, que precisava vencer para se qualificar. Nabil Dirar e Medhi Benatia marcaram os golos da seleção marroquina, que voltará a disputar um Mundial após 20 anos.

A Tunísia empatou em 0 a 0 com a Líbia em casa no Estádio Olímpico de Radès e conseguiu o ponto que necessitava para assegurar a primeira posição do grupo A. Esta será a quinta participação do país na Copa do Mundo e a primeira desde 2006, na Alemanha.

Fußball WM Qualifikation Kap Verde - Südafrika
Em setembro, Cabo Verde jogou em casa com a África do Sul, na fase de apuramento para o MundialFoto: DW/N. dos Santos

Com a classificação, Tunísia e Marrocos se juntam a Nigéria, Senegal e Egito, que já tinham carimbado o passaporte para a Rússia anteriormente. 

PALOP

Entre os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), Cabo Verde foi o único com chances de ir para o Mundial. Entretanto, com a vitória do Senegal sobre a África do Sul por dois a zero, esta chance foi afastada. Os "turbarões azuis" dependiam de um deslize senegalês nesta partida, mas também de uma vitória no jogo no qual participará na terça-feira (14.11), no Burkina Faso. Este será o último jogo de Cabo Verde na fase de apuramento, que já não contará para garantir a equipa no Mundial.