1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Aumentam os casos de tuberculose infantil em Cabo Delgado

Eleutério Silvestre (Pemba)14 de agosto de 2015

Aumento dos casos de tuberculose nas crianças moçambicanas colocam os centros de saúde em alerta. Medidas de combate nas unidades sanitárias de Cabo Delgado foram intensificadas.

https://p.dw.com/p/1GFgp
Hospital em Cabo DelgadoFoto: DW/E. Silvestre

A província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, registou um aumento de 150 novos casos de tuberculose em crianças, entre 2013 e 2014. Os dados, pouco animadores, levaram os serviços de saúde a adotar novos métodos de combate à tuberculose infantil.

A supervisora do programa nacional de combate à tuberculose em Cabo Delgado, Dércia Maguele, informou que os casos de tuberculose identificados aumentaram por causa da “implementação da estratégia de paragem única” que consiste em observar, diagnosticar e tratar o paciente de uma só vez, a partir do momento que entra na unidade de saúde.

Dércia Maguele descreve que é na “triagem das consultas de saúde materno- infantil que o técnico, através da pesagem da criança e identificação da tosse, vai suspeitar e diagnosticar se está infetada com tuberculose ou não”, refere a supervisora.

Sensibilizar a comunidade para combater a tuberculose

Mosambik Kinderklinik
Hospital Infantil da Beira, Moçambique (01.11.2000)Foto: picture-alliance/dpa

Maguele confia que para maior eficácia no combate à tuberculose infantil é necessário envolver todos os agentes da comunidade, desde os médicos tradicionais, aos ativistas e agentes de saúde porque são eles que vão “sensibilizar os pais para que tragam as crianças às unidades sanitárias. Porque muitos dos casos de infeção, têm origem nos próprios pais que são portadores do vírus e transmitem-no às crianças”, conclui Décia Maguele.

Por seu turno, o técnico de saúde Jaime Santana, explica que o processo de diagnóstico da tuberculose infantil, obedece todos procedimentos clínicos e alternativos vigentes nos serviços de saúde.

Cerca de 3000 casos com tuberculose associados ao HIV/SIDA beneficiaram no ano passado do tratamento com antirretrovirais, contra 2000 casos em 2013.

[No title]