1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Tubarões Azuis passam por Portugal antes do CAN 2013

8 de janeiro de 2013

A seleção cabo-verdiana de futebol joga com a Nigéria na quarta-feira (09.01.), em Portugal, com vista à preparação para o Campeonato de África das Nações que arranca no dia 19 na África do Sul.

https://p.dw.com/p/17FxJ
Seleção de futebol de Cabo Verde
Seleção de futebol de Cabo VerdeFoto: DW/Daniel Almeida

As seleções de Cabo Verde e da Nigéria defrontam-se na noite desta quarta-feira (09.01.) no Algarve, Portugal, num jogo de preparação com vista à Taça das Nações Africanas (CAN), que este ano decorre na África do Sul de 19 janeiro a 10 de fevereiro.

Trata-se do primeiro confronto entre Cabo Verde, que se estreia na maior prova futebolística do continente africano, e a Nigéria, com várias participações no CAN, e que já marcou presença em quatro campeonatos do Mundo de futebol.

Reina confiança no seio da seleção do arquipélago lusófono

Lúcio Antunes, o técnico dos Tubarões Azuis
Lúcio Antunes, o técnico dos Tubarões AzuisFoto: DW/Nélio dos Santos

Antes da partida, que vai decorrer no Estádio do Algarve, em Faro, o selecionador nacional de Cabo Verde, Lúcio Antunes, disse: "Agora vamos a Portugal por cinco dias trabalhar, fazer um jogo contra a equipa da Nigéria, e depois seguimos para a África do Sul."

Antes, os Tubarões Azuis, forma como é apelidada a seleção cabo-verdiana de futebol, fizeram três dias de estágio, dois jogos com os mistos das ilhas de São Vicente e Santiago. Na partida com a equipa de São Vicente não houve abertura no marcador, mas a seleção conseguiu uma vitória sobre o Santiago de uma bola sem resposta.

Sobre o desempenho dos seus rapazes o selecionador nacional Lúcio Antunes destacou que "no inicio da preparação ficamos contentes com o que os jogadores fizeram, era isso que queriamos."

E não é só o técnico dos Tubarões Azuis que está satisfeito com os três dias de preparação nas cidades do Mindelo e Praia. Para um dos capitães, Marco Soares "foi uma motivação extra para levar Cabo Verde à África do Sul."

Cabo Verde em euforia

Desde que a seleção foi qualificada os cabo-verdianos festejam
Desde que a seleção foi qualificada os cabo-verdianos festejamFoto: DW

Em Cabo Verde, os 23 selecionados de Lúcio Antunes foram recebidos quase sempre em festa. Os Tubarões Azuis ainda nem participaram do CAN 2013, mas os cabo-verdianos já estão cheios de orgulho.

O acesso da seleção mereceu mesmo uma palavra de apoio do primeiro-ministro, José Maria Neves: “Não precisam ter pressão porque vamos ao CAN pela primeira vez. Há uma grande expetativa. A única coisa que vos peço é que representem Cabo Verde com grande dignidade."

Sem pressão, mas com os olhos postos na passagem da fase de grupos, é o grande objetivo do selecionador Lúcio Antunes: "Vamos fazer o nosso melhor para passar à fase seguinte... a passagem é o nosso objetivo. Sabemos das dificuldades mas a nossa equipa é boa", concluiu.

Apesar da confiança e otimismo do selecionador, para que tal aconteça é preciso haver muita sorte, reconhece o Primeiro-ministro, José Maria Neves.

Marco Soares, um dos capitães da seleção, promete, com humildade, que os jogadores vão deixar Cabo Verde orgulhoso e elevar o nome do país de jogo para jogo.

Mais um jogo preparatório?

Mário Semedo, Presidente da Federação de futebol de Cabo Verde
Mário Semedo, Presidente da Federação de futebol de Cabo VerdeFoto: DW/Nélio dos Santos

Do Algarve, a seleção cabo-verdiana de futebol segue para a cidade sul-africana de Joanesburgo onde na sexta-feira (11.01.) inicia a terceira e última fase de preparação para o Campeonato de África das Nações.

A Federação Cabo-verdiana de Futebol antecipou a deslocação dos Tubarões Azuis à África do Sul.

Com uma certa mágoa, o presidente da FCF, Mário Semedo conta o que aconteceu:
"A nossa estratégia passava por fazer um jogo amigável com Moçambique, o que eles aceitaram, mas à última da hora desistiram e por isso tivemos de reprogramar o nosso plano."

Mas os Tubarões Azuis ainda têm possibilidades de fazer mais um jogo antes do início do CAN, de acordo com Mário Semedo que remata: "Mas estamos a analisar o caso."

O presidente da Federação revela apenas que é uma equipa africana que está perto de Moçambique.

Cabo Verde integra o grupo "A", e terá pela frente a anfitriã África do Sul (o primeiro adversário, a 19 de janeiro), Marrocos (23 de janeiro) e Angola (27 de janeiro), enquanto os "Super Eeagles" da Nigéria fazem parte do grupo "C", defrontando o Burkina Faso (21 de janeiro), Zâmbia (25 de janeiro) e Etiópia (29 de janeiro).

Entretanto, lembramos que Angola finalizou a 22 de dezembro com uma vitória por 1-0
sobre o Ruanda, em Luanda, a sua preparação para a Taça das Nações Africanas
de futebol (CAN2013). O resultado do terceiro e último jogo de preparação dos "Palancas
Negras" foi fixado logo aos 10 minutos, com um golo apontado por Mingo Bille. Nos outros dois jogos de preparação, Angola empatou 1-1 com a Gâmbia e venceu, depois, os Camarões, por 1-0.

Recorde-se que Moçambique foi eliminado pelo Marrocos na fase de apuramento para o CAN 2013.

Autor: Nélio dos Santos (Cidade da Praia)
Edição: Nádia Issufo/António Rocha


Tubarões Azuis passam por Portugal antes do CAN 2013

Saltar a secção Mais sobre este tema