1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Os riscos das "fronteiras porosas" de Moçambique

Ariana Miranda
26 de outubro de 2022

Após intercetarem camião do Malawi com 99 estrangeiros, autoridades suspeitam de migração ilegal. Em entrevista à DW, investigador João Feijó explica riscos nas fronteiras em África e frisa que é preciso compreendê-las.

https://p.dw.com/p/4IhaS
Foto de arquivo: Fronteira entre Moçambique e Malawi, em ZobuéFoto: DW/Johannes Beck

Em Moçambique, durante uma inspeção de rotina, as autoridades intercetaram um camião-cisterna oriundo do Malawi com 99 estrangeiros no interior do tanque que deveria ser usado para transporte de combustível. O camião tinha como destino o porto da Beira, onde ia ser carregado com combustível, segundo declarações do porta-voz da polícia, Mário Arnaça, à agência de notícias Lusa. A polícia mandou-o parar no posto de Bunga, na província de Manica, centro do país.

Após a inspeção de rotina, já depois de o veículo arrancar, a população alertou as autoridades, relatando ter visto uma pessoa a abrir uma tampa do tanque para espreitar para o exterior. Agentes da polícia perseguiram o camião que viria a ser imobilizado pouco depois, com o motorista a colocar-se em fuga, levando os respetivos documentos. Entre os cidadãos estrangeiros estavam nove mulheres e todos ficaram sob custódia da polícia moçambicana. 

Suspeita-se de mais um caso de imigração ilegal. Em entrevista à DW África, o pesquisador do observatório do Meio Rural João Feijó lembra a "porosidade" tradicional das fronteiras, admitindo que esta pode favorecer o surgimento de fenómenos como o tráfico humano, a migração clandestina e até o recrutamento de soldados para grupos armados.

DW África: Quais seriam o motivos deste incidente?

João Feijó (JF): Aquelas fronteiras são muito porosas, o que significa que aquelas pessoas tem relações transfronteiriças muito antigas. É preciso também compreender as fronteiras africanas, que são coloniais, que foram divididas "a régua e esquadro" e que separaram grupos etnolinguísticos muito antigos. A população das zonas transfronteiriças tem mais relação com os países vizinhos em termos económicos e sociais do que com o resto do país. A fronteira com o Malawi é caraterística disso mesmo. Muita gente atravessa as fronteiras regularmente, quer de Moçambique para os países vizinhos, quer dos países vizinhos para Moçambique.

Mosambik | Rohstoffseminar: Joao Feijó - Exekutivsekretär des mosambikanischen Zentrums für Studien und Forschung
João FeijóFoto: DW

DW África: As autoridades suspeitam que se trata de mais um caso de imigração ilegal, em que a entrada no país é feita pondo em risco a vida dos cidadãos...

JF: Não sabemos exatamente o que é que aconteceu neste caso. Não sabemos se tem a ver com tráfico de seres humanos ou com migração ilegal para a África do Sul, pode ser. Não sabemos se tem a ver com recrutamento para grupos violentos, também pode ser. A verdade é que há neste momento uma maior vigilância por parte das autoridades e alguma tendência das autoridades chamarem os jornalistas para mostrar que estão a fazer o seu trabalho - até como uma mensagem externa. Muitas vezes não sabemos exatamente o que tem acontecido.

Às vezes, é um pouco excesso de zelo e imagina-se logo o pior, detém-se as pessoas para depois investigar e fica a desconfiança. Concretamente, não sei ainda o que é que este incidente significa.

DW África: O aumento das tentativas de transpor ilegalmente estas fronteiras põe em causa o trabalho das autoridades?

JF: A polícia nem costuma intervir muito, porque é muito complicado mexer nessas questões que têm a ver com a própria sobrevivência das pessoas que fazem comércio transfronteiriço. Mexer com isso é mexer com as lógicas de sobrevivência das pessoas.

Agora, uma coisa são estas relações transfronteiriças informais e outra é o tráfico de seres humanos e a migração clandestina para a África do Sul e outros destinos. É algo frequente, até porque há tráfico de seres humanos para a África do Sul, que é uma espécie de "El Dorado" para onde muitos povos africanos procuram emigrar. Depois, há outros tipos de tráfico envolvidos. Então, é um grande mistério o que este incidente pode significar.

Os Informais: Os super-heróis de Moçambique

Saltar a secção Mais sobre este tema