1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaEstados Unidos

Trump diz que deixa cargo se vitória de Biden for confirmada

AFP | DPA | AP
27 de novembro de 2020

Presidente realizou conferência de imprensa na qual reafirmou que houve fraude nas eleições dos Estados Unidos. Donald Trump admitiu que "certamente" deixará o cargo se Colégio Eleitoral confirmar vitória de Biden.

https://p.dw.com/p/3ltTn
USA Donald Trump Thanksgiving Videokonferenz
Foto: Erin Scott/REUTERS

O Presidente Donald Trump disse esta quinta-feira (26.11) que deixará a Casa Branca se Joe Biden for oficialmente confirmado como vencedor das eleições nos Estados Unidos, mas reiterou que pode não admitir a derrota.

Trump empreendeu um esforço político e judicial sem precedentes para contestar os resultados eleitorais e ingressou com várias ações judiciais que foram consideradas sem fundamento e anuladas por tribunais de todo o país.

Numa conferência de imprensa, a primeira desde a eleição em que respondeu a perguntas, o presidente chegou perto de admitir que cumpriria o seu primeiro mandato até ser substituído por Biden a 20 de janeiro.

Perguntado se deixaria a Casa Branca se o Colégio Eleitoral confirmasse a vitória de Biden, ele respondeu: "Certamente que o farei. E você sabe disso".

No entanto, "se o fizer, cometerá um erro", disse Trump, acrescentando: "Vai ser muito difícil conceder" a vitória a Biden.

"Foi uma fraude maciça", insistiu o Presidente sobre as eleições de 3 de novembro. Trump descreveu a infraestrutura eleitoral dos Estados Unidos "como a de um país do terceiro mundo". 

Biden disse na quarta-feira que os americanos "não apoiariam" qualquer tentativa de ignorar o veredito das urnas.

Viver no limbo e em risco de deportação nos EUA