1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Travadores de Cabo Verde esperam acelerar com ajuda do Benfica

Nélio dos Santos/Cidade da Praia28 de junho de 2013

O clube português de futebol, Sport Lisboa e Benfica, assinou um protocolo com o clube cabo-verdiano os Travadores. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento do desporto-rei em Cabo Verde.

https://p.dw.com/p/18y6o
Fãs do BenficaFoto: Getty Images

As relações entre os dois clubes são antigas. O clube desportivo os Travadores, com sede na Cidade da Praia, é filial número oito do emblema português. O protocolo agora assinado prevê a abertura da Escola Geração Benfica da Praia, disse, à DW Armindo de Oliveira, vice-presidente dos Travadores. O protocolo assinado, explica, “contempla a criação dessa escola do Benfica na capital de Cabo Verde”. Inicialmente serão aqui formadas 100 crianças com idades compreendidas entre os oito e 14 anos: “O patrocínio é totalmente assumido pelo Benfica.

O objetivo é, por um lado, o estreitamento das relações entre as duas equipas de futebol, e, por outro, pensar no futuro e aumentar o número de alunos nessa escola"

A Escola Geração Benfica da Praia começa a funcionar no último trimestre deste ano, mais concretamente em outubro. Mas, diz Armindo de Oliveira: “Antes, em setembro, vamos efetuar uma pré-seleção das crianças que poderão ingressar na escola".

Portas abertas para a Europa

O protocolo prevê ainda a realização de ações de formação conjuntas com a presença de técnicos do Sport Lisboa e Benfica em Cabo Verde. Os apoios poderão ser vários, explica o responsável: “Nomeadamente táticas de treino com a deslocação a Portugal de treinadores e jogadores, onde irão seguir uma formação centrada nos métodos utilizados nos treinos do Benfica”. Antes do início das épocas desportivas em Portugal e Cabo Verde o treinador dos Travadores será enviado para participar num estágio com os treinadores do Benfica de qualquer escalão.

Afrika Cup Kap Verde Angola
O acordo com o Benfica poderá beneficiar todos os jogadores caboverdeanos - na foto Heldon celebra o seu golo contra Angola no CAN 2013Foto: Getty Images

O vice-presidente dos Travadores, Armindo de Oliveira, acredita que o protocolo é uma porta que abre aos jovens jogadores cabo-verdianos o futebol português e europeu: "Penso que se trata de uma grande oportunidade que surge não só para os Travadores, mas para o futebol de Cabo Verde em geral”. O profissional faz questão de acrescentar: “A parceria com uma equipa de envergadura como é o Benfica, é sempre bem-vinda e abre muitas portas”.

Apoio do Benfica para melhorar o futebol dos Trovadores

O clube desportivo os Travadores tem estado arredado dos lugares cimeiros do futebol cabo-verdiano. O seu vice-presidente pensa que o apoio do Benfica poderá contribuir para que a equipa regresse às grandes conquistas, quer nacional quer continental: "A ideia é aproveitar este protocolo para criar sinergias, para que a equipa caboverdeana tenha condições de disputar, em pé de igualdade com as outras equipas nacionais. E, possivelmente dentro de um ou dois anos, porque não disputar o primeiro lugar no Campeonato caboverdeano de futebol?".

Travadores de Cabo Verde esperam acelerar com ajuda do Benfica