1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Tratamento do ébola

Adrian Kriesch
3 de dezembro de 2014

Um teste positivo de ébola não é uma sentença de morte. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maior é a probabilidade de o paciente sobreviver, mesmo que ainda não haja medicamentos específicos para a tratar.

https://p.dw.com/p/1DzJK
Foto: Issouf Sanogo/AFP/Getty Images

Especial sobre o ébola - 6: Tratamento do ébola

A doença pode ser tratada indiretamente através de intervenções básicas, aliviando os sintomas com analgésicos, antibióticos e seguindo uma dieta especial.

Os pacientes devem beber muitos líquidos – água, chá e sopa. Deve-se evitar beber álcool.

Unidades de isolamento

Os pacientes com ébola são tratados em unidades de isolamento. O facto de médicos e enfermeiros terem de usar fatos de proteção dos pés à cabeça pode perturbar algumas pessoas, mas é preciso que o pessoal médico tome todas as medidas de precaução possíveis para se protegerem do vírus.

Na África Ocidental, as condições das unidades de isolamento têm melhorado muito nos últimos meses. Atualmente, cerca de metade dos pacientes sobrevive ao vírus do ébola.

Alguns pacientes são tratados com um soro produzido a partir de sangue ou anticorpos purificados de pacientes do ébola que, entretanto, recuperaram. Mas esta forma de tratamento é limitada em termos de quantidade e não está disponível em todos os sítios. Os cientistas continuam a testar outras formas de tratamento.