1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
EducaçãoAngola

Tragédia com professor gera debate sobre Educação em Angola

Manuel Luamba
17 de maio de 2021

Morte do professor Adão Nguzo comove angolanos e provoca debate sobre as condições da Educação no país. Cidadãos cobram uma política pública que garanta condições adequadas aos profissionais e alunos.

https://p.dw.com/p/3tUx3
Angola Corona l Grundschulen nehmen den Unterricht wieder auf
Foto ilustrativaFoto: António Ambrósio/DW

Faz, esta segunda-feira (17.05), uma semana desde a morte de Adão Ngunzo, na província angolana de Malanje. O professor morreu afogado quando tentava atravessar o rio Luando numa canoa. "Infelizmente a canoa caiu e o professor conheceu a morte", diz Carlos Xavier Lucas, um dos familiares de Nguzo. 

Por sorte, não é frequente todos os professores terem o destino de Nguzo, mas Xavier Lucas ressalta que os profissionais da educação correm riscos durante a deslocação para o trabalho.

"Sempre que os professores da comuna de Cunga-Palanga se dirigem para o seu local de serviço, atravessam esse rio de canoa para cumprir com o seu dever de educar as pessoas", explica.  

Não são apenas os professores que se submetem a sacrifícios para ensinar. Também muitos alunos nas províncias de Malanje, Uíge, Moxico, Lundas, Cabinda e Cunene atravessam as fronteiras em busca de conhecimento nos países vizinhos - como a República Democrática do Congo e o Congo-Brazaville.               

"Cabinda e Uíge são as províncias que têm o maior número de angolanos a estudar nos países vizinhos. E os problemas identificados são quase os mesmos: falta de infraestruturas, de escolas, de professores", revela Francisco Teixeira, líder do Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA).  

Até mesmo na capital

Estas situações trouxeram a debate a falta de condições no sistema de ensino e aprendizagem em Angola. A DW África saiu à rua e ouviu alguns cidadãos. Anacleto dos Santos conta que em Luanda, capital de Angola, os professores também não têm condições adequadas de trabalho.   

"Há escassez de apagadores e giz. Para o professor dar aulas, tem que ir pedir giz noutras salas ou os alunos têm que contribuir [com material]. Praticamente o Estado não inclui as escolas no orçamento", opina. 

Angola Francisco Teixeira, Koordinator der Studentenbewegung, MEA
Teixeira: "É preciso criar infraestruturas dentro dos municípios recônditos"Foto: DW/B. Ndomba

O estudante Josué Francisco Paulo vê e ouve todos os dias professores a reclamarem da falta de condições laborais. "Não estão nada favoráveis para os professores porque eles reclamam", salienta Paulo.

Há solução?

Teixeira defende que é necessário continuar a reclamar por melhores condições na Educação angolana, quer por parte dos professores quer dos alunos. Para o dirigente do MEA, é necessário pressionar o Estado a reunir as condições necessárias para o ensino e aprendizagem de qualidade.

"É preciso criar infraestruturas dentro dos municípios recônditos, principalmente nas zonas de fronteira com outros municípios. Lá, não há vida. Não há escolas".

Quanto à morte do professor em Malanje por afogamento, o cidadão Anacleto dos Santos exige a responsabilização do Estado. "Por ele ser um professor do Estado, tinha que fazer algo, pelo menos, para assumir a morte do senhor professor", cobra.

Kandengues Cientistas: Dar asas à imaginação das crianças