1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Cabo Delgado: Crianças forçadas a casar para sobreviver

Lusa
24 de novembro de 2020

Crianças deslocadas por causa do terrorismo no norte de Moçambique estão a ser forçadas a casar com homens mais velhos em nome da sua sobrevivência e da sua família, alerta a ONG Care.

https://p.dw.com/p/3lkeW
BG Schulen schließen und Schwangerschaften von Schülerinnen steigen in Kenia
Foto ilustrativaFoto: Monicah Mwagi/REUTERS

De acordo com Graça Gonçalves, agente para questões de género da ONG Care, "as meninas casam-se entre os 12 e 17 anos, mas nalguns casos até se casam antes disso, com 11 anos. Às vezes, os pais oferecem-nas em casamento porque precisam de recursos e ficam com menos uma boca para alimentar".

Outra vezes, "as meninas ficam separadas dos pais, durante a fuga dos locais de conflito, tornando-se nas novas chefes de família e precisam de fornecer comida para os irmãos mais novos", acrescenta, citada num comunicado da ONG.

A situação não é nova - Moçambique já era um dos países do mundo com maior taxa de casamentos precoces - mas a situação está a agravar-se com o conflito. 

"O casamento infantil é um grande problema porque as pessoas fogem sem nada e os campos de deslocados não têm recursos suficientes e estão sobrelotados", sublinha Graça Gonçalves.

Moçambique: Agricultura pode combater casamentos precoces

Fragilidades

A falta de instalações sanitárias, de locais de banhos, a ausência de espaços separados para mulheres e meninas ou o simples facto de estarem mais distantes "deixa as mulheres e meninas vulneráveis a ataques, especialmente durante a noite", descreve.

 Uma das atividades realizada pela Care consiste em mostrar às mulheres e jovens como devem denunciar abusos e como podem defender-se.

Há uma semana, o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) referiu que a guerra em Cabo Delgado está a provocar um aumento de casos de gravidez precoce devido a abusos sexuais de menores.

Os alertas juntam-se a outro lançado há um mês pelo Centro de Integridade Pública (CIP), ONG moçambicana, sobre abusos sexuais contra mulheres deslocadas, em troca de ajuda humanitária, considerando haver silêncio do Governo e Nações Unidas sobre o assunto. 

 A violência armada em Cabo Delgado, norte de Moçambique, está a provocar uma crise humanitária com cerca de duas mil mortes e 500 mil pessoas deslocadas, sem habitação, nem alimentos, concentrando-se sobretudo na capital provincial, Pemba.

 A província onde avança o maior investimento privado de África, para exploração de gás natural, está há três anos sob ataque de insurgentes e algumas das incursões passaram a ser reivindicadas pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico desde 2019.

Assédio sexual nas escolas é uma realidade em Moçambique