1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Tempestade Freddy deixa 3.300 sem energia em Moçambique

Lusa
25 de fevereiro de 2023

Mais de 3.000 pessoas estão sem energia elétrica no sul de Moçambique após a passagem da tempestade tropical Freddy. Equipas da companhia de eletricidade trabalham para restabelecer o serviço.

https://p.dw.com/p/4Nz1K
Foto: Luciano da Conceição/DW

A tempestade tropical Freddy deixou cerca de 3.300 clientes da Eletricidade de Moçambique (EDM) sem energia na província de Inhambane, sul do país, anunciou este sábado (25.02) a empresa pública em comunicado.

A tempestade derrubou 21 postes de média tensão e destruiu um posto de transformação, afetando os distritos de Vilanculo, Inhassouro, Mabote, Massinga e Funhalouro.

"Equipas técnicas da EDM estão no terreno, a intervir na rede para reposição gradual" da energia, mas as condições atmosféricas adversas e a inacessibilidade de alguns locais "têm sido os maiores obstáculos", anuncia a empresa.

"O custo total para a reposição dos danos causados em Inhambane é de 6,6 milhões de meticais (cerca de 100 mil euros)", concluiu.

A tempestade tropical Freddy provocou na sexta-feira estragos em dois centros de saúde e 24 salas de aula, segundo um balanço preliminar das autoridades, sem registo de vítimas.

Segundo os serviços meteorológicos, a tempestade perdeu força e dirige-se para o interior do país e depois para o Zimbabué, mantendo, no entanto, potencial para provocar chuva intensa nos próximos dias.

A previsão mantém em alerta o sul do país, onde os caudais dos rios estão elevados e os solos encontram-se saturados com as cheias registadas desde o início do mês, especialmente em Maputo e arredores.

A depressão que na sexta-feira chegou a Moçambique atravessou esta semana a ilha de Madagáscar no estado de ciclone tropical, provocando sete mortes e afetando 78.000 pessoas.