Tanzânia: Mais de 100 mortos em naufrágio no Lago Vitória | Internacional – Alemanha, Europa, África | DW | 21.09.2018

Conheça a nova DW

Dê uma vista de olhos exclusiva à versão beta da nova página da DW. Com a sua opinião pode ajudar-nos a melhorar ainda mais a oferta da DW.

  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Internacional

Tanzânia: Mais de 100 mortos em naufrágio no Lago Vitória

As autoridades da Tanzânia confirmaram, esta sexta-feira (21.09), que já passa de 100 o número de mortos no naufrágio de uma embarcação de passageiros no Lago Vitória. O acidente aconteceu no dia anterior.

Já foram confirmados mais de 100 mortos no naufrágio de um navio de passageiros no Lago Vitória, na Tanzânia, que segundo a imprensa transportava cerca de 400 pessoas.  A informação foi confirmada pela rádio estatal do país, citando a polícia, esta sexta-feira (21.09).

O naufrágio da embarcação "MV Nyerere" ocorreu na quinta-feira, na zona sul do Lago Vitória. O número de mortos pode aumentar ao longo do dia, já que dezenas de pessoas continuam desaparecidas.

De acordo com fontes citadas pela imprensa da Tanzânia, o navio possuía capacidade total para 100 passageiros e 25 toneladas de mercadorias, mas várias publicações referem que se encontravam embarcadas cerca de 400 pessoas.

O governador da região de Mwanza, John Mongella, indicou que por enquanto ainda não se pode determinar o número total de passageiros que se encontravam a bordo do "MV Neyrere" na altura do naufrágio. 

Sobreviventes

A autoridade acrescentou que 40 pessoas foram resgatadas com vida na quinta-feira à noite, mas não adiantou se foram localizados sobreviventes hoje de manhã, depois de terem sido retomadas as buscas que foram interrompidas durante a noite. 

Tansania Fährunglück Viktoriasee

A busca por sobreviventes recomeçou na madrugada de sexta-feira

Segundo testemunhas citadas pelo jornal local "The Citizen", os pescadores que trabalham nas proximidades se dirigiram imediatamente para a região como o objetivo de ajudar no resgate dos passageiros.

O Presidente da Tanzânia, John Magufuli, enviou condolências às famílias das vítimas mortais e desejou uma rápida recuperação aos passageiros que foram, entretanto, hospitalizados. 

Navio

O navio pertence à estatal Agência de Serviços Eletrónicos e Eletromecânicos da Tanzânia e naufragou enquanto fazia a ligação entre a península de Ukerewe e a ilha de Ukora, na zona sul do Lago Vitória, o maior do continente africano.  

O lago - um importante ponto de atração turística - é rodeado pelos territórios da Tanzânia e Quénia é igualmente uma zona onde se registam vários naufrágios todos os anos, sobretudo devido a fortes tempestades.

Leia mais

Áudios e vídeos relacionados