1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

São Tomé lança SOS internacional contra pirataria nas suas águas

Ramusel Graça (São Tomé)27 de março de 2013

O Governo são-tomense pede ajuda à comunidade internacional para combater a pirataria marítima junto à sua costa. As autoridades estão preocupadas com o aumento dos ataques piratas no Golfo da Guiné.

https://p.dw.com/p/185CV
Piratas na costa da SomáliaFoto: Getty Images

São Tomé e Príncipe teme que os piratas se refugiem nas suas águas territoriais. Sem meios para combater a pirataria, o executivo são-tomense pediu apoio à comunidade internacional, particularmente aos parceiros de desenvolvimento do país.

De acordo com a ministra da Justiça e Assuntos Parlamentares, Edite Tenjua, é preciso que se conjuguem esforços "com vista à intensificação de ações que garantam a segurança na região".

Teme-se que a região de São Tomé e Príncipe se torne um porto de abrigo para piratas
Teme-se que a região de São Tomé e Príncipe se torne um porto de abrigo para piratasFoto: DW

A governante garante que a ilha do Príncipe apresenta maior vulnerabilidade. A ilha está a cerca de 150km de São Tomé, ficando geograficamente mais isolada no interior do Golfo da Guiné.

Coordenar esforços

Aleres Frank, especialista em Direito do Mar, acha que o Estado são-tomense devia avançar rapidamente para uma parceria regional com o objetivo de combater a pirataria e criar mecanismos legais para sancionar os seus atores.

"A comunidade internacional criou um tribunal especial para lidar em particular com as questões de pirataria", disse. "Também se podia adotar o mesmo mecanismo para a região do Golfo da Guiné, sobretudo São Tomé e Príncipe, que, à partida, é o país mais vulnerável na região."

Segundo Frank, é preciso que os países do Golfo da Guiné, e, em geral, os países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da África Central (CEEAC), coordenem esforços para combater a pirataria marítima. É necessário que todos trabalhem em conjunto "para pôr cobro a esta situação que põe em causa o desenvolvimento do país e da região", referiu o especialista.

Falta material

São Tomé lança SOS internacional contra pirataria nas suas águas

A Guarda Costeira de São Tomé não dispõe de meios para combater este fenómeno. Na recente discussão do Orçamento do Estado no país, o ministro da Defesa e Ordem Interna, Óscar de Sousa, afirmou que São Tomé e Príncipe deve mobilizar meios para adquirir armas e lanchas e garantir a sua segurança.

Ainda assim, com os meios existentes, a 15 de março, os fuzileiros navais apreenderam dois petroleiros que há um ano levariam a cabo "atividades ilegais" nas águas de São Tomé. A apreensão foi feita no âmbito de uma patrulha efetuada num bote oferecido pelos Estados Unidos da América.

Os comandantes dos navios, um turco e um ucraniano, estão a ser julgados no tribunal de primeira instância do arquipélago por crimes de contrabando, entre outros. Esta sexta-feira (29.03.2013) deverá ser conhecida a sentença.

Piraterie Bildergalerie
A pirataria na costa da Somália tem diminuído com a ajuda da comunidade internacionalFoto: AP
Saltar a secção Mais sobre este tema