1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
SociedadeSão Tomé e Príncipe

São Tomé: Funcionários das Finanças e Alfândegas em greve

Lusa
29 de dezembro de 2020

Funcionários da Direção das Finanças, das Alfândegas, das Estatísticas e da Inspeção-Geral de Finanças iniciaram uma paralisação de três dias para reivindicar melhores condições de trabalho e promoção na carreira.

https://p.dw.com/p/3nLAS
São Tomé, fotografia de arquivoFoto: DW/Ramusel Graça

De acordo com o porta-voz dos grevistas, Alexandre Costa, os funcionários daqueles quatro setores, todos pertencentes ao Ministério do Planeamento, Finanças e Economia Azul querem também que o Governo mantenha o que consideram como "direitos adquiridos", quando entrar em vigor o reajuste salarial projetado no próximo Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2021.

"Enviámos uma carta reivindicativa ao ministro desde 19 de novembro [com exigências] que até então não foram satisfeitas", disse o porta-voz dos grevistas, sublinhando que "já houve várias reuniões" com uma comissão criada pelo ministro, sem que houvesse "qualquer entendimento".

"Ainda ontem tivemos um encontro com o ministro para evitar que entrássemos em greve hoje, conforme o pré-aviso, mas foi um encontro que apesar de ter demorado mais de quatro horas não surtiu efeito", lamentou o sindicalista.

Segundo Alexandre Costa, o ministro do Planeamento, Finanças e Economia Azul "deu garantias em relação" às reivindicações, mas recusou-se a assinar o memorando nesse sentido.