1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Super Águias recebidos como heróis na Nigéria

Bicho, Francisca13 de fevereiro de 2013

Após a vitória do Campeonato Africano das Nações (CAN) 2013, a seleção de futebol nigeriana foi calorosamente recebida por centenas de adeptos e premiada em milhares de dólares, esta quarta-feira (13.02).

https://p.dw.com/p/17dj8

Dezanove anos depois e pela terceira vez, a Nigéria arrecadou o título de campeão continental, na Taça das Nações Africanas. O jogo da vitória foi disputado contra Burkina-Faso, equipa contra quem os Super Águias ou "Super Eagles", em inglês, ganharam por 1 bola a 0. O golo vencedor de Sunday Mba, marcado aos 40 minutos do jogo, deixou em delírio milhares de adeptos nigerianos em Joanesburgo, na África do Sul.

Esta quarta-feira, 13.02, à chegada dos novos heróis nacionais, Goodluck Jonathan, presidente da Nigéria, mostrou-se orgulhoso pela conquista do título.

Discursando no aeroporto de Abuja, capital do país, Goodluck Jonathan afirmou: "a nossa vitória é uma inspiração para milhares de nigerianos, novos e velhos, homens e mulheres. Quando nós partimos para a África do Sul, poucas pessoas acreditaram que a vitória iria ser nossa. Muitos foram céticos quanto à nossa capacidade de jogo. Eu quero que a Nigéria e todos os nigerianos saibam que a nossa vitória na Taça das Nações Africanas é uma boa indicação, para além da vitória, de como trabalhamos arduamente para mudar a Nigéria".

A bola une país dividido pela religião

O resultado alcançado pela Nigéria é, para o presidente deste país da África Ocidental, mais do que uma vitória desportiva. O sucesso nos relvados mostra ao mundo a vontade de transformação do país.

À imprensa, Goodluck Jonathan confessou estar: "muito confiante que os média vão continuar a transmitir bons resultados sobre nós. Quero declarar que a nossa força no desporto vai continuar. Esta vitória é um prémio pelo nosso esforço. Estamos mais do que determinados em alcançar a grandeza no desporto. Não vamos desistir e vamos garantir que o desporto mantém um papel prioritário na Nigéria".

A vitória futebolística está a unir o maior produtor de petróleo em África, uma nação dividida entre o norte, de população maioritariamente muçulmana, e o sul, de maioria cristã.

O sucesso da Nigéria no mundo da bola não é uma novidade. Em 1994 e em 1998 a seleção dos Super Águias disputou os oitavos de final do Campeonato do Mundo de futebol.

Conquista do CAN faz aumentar confiança

Confiante nos bons resultados anteriormente alcançados, Goodluck Jonathan está otimista para os próximos eventos desportivos: "a classificação para a Copa do Mundo de Futebol em 2014, no Brasil, é o nosso próximo objetivo. E nós não vamos falhar. Vamos continuar a apoiar a equipa e a Nigéria conseguirá a classificação para o campeonato mundial", assegura.

A Nigéria é a única seleção africana com três títulos ganhos no CAN. Já participou por quatro vezes no Campeonato Mundial de Futebol e uma vez no Campeonato das Confederações.

Autora: Francisca Bicho/rtr/LUSA
Edição: Glória Sousa / Renate Krieger