1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaSudão

Sudão: Manifestantes pedem regresso de militares ao poder

AFP | DW (Deutsche Welle)
18 de outubro de 2021

Dezenas de manifestantes pró-militares no Sudão marcharam esta segunda-feira (18.10), pelo terceiro dia consecutivo, na capital Cartum, exigindo a demissão do primeiro-ministro Abdalla Hamdok.

https://p.dw.com/p/41p0Q
Protesto de domingo em CartumFoto: Marwan Ali/AP/picture alliance

"Abaixo Hamdok!", gritaram os manifestantes pró-militares, numa manifestação sem impedimentos por parte das forças de segurança.

O chefe do Governo, que reuniu esta segunda-feira o seu gabinete para uma reunião "urgente", classificou a agitação recente como a "pior e mais perigosa crise" desde a queda de Omar Al-Bashir.  

Os manifestantes exigem a dissolução do Governo provisório pós-ditadura do país, que está atolado tanto em crises políticas como económicas.

"O Governo civil falhou", disse Tahar Fadl al-Mawla, um ancião tribal de 52 anos, falando numa tenda erguida às portas do Palácio Presidencial. "Queremos um Governo de soldados para proteger a transição", acrescentou.

Sudan I Protest in Khartoum
Manifestantes estão acampados em frente ao Palácio Presidencial, em CartumFoto: Mahmoud Hjaj/AA/picture alliance

Protestos

Os protestos surgem à medida que a política sudanesa se afasta das divisões entre as fações que dirigem a transição desde a queda de Bashir, que foi expulso pelo exército em abril de 2019, face aos protestos em massa.

Os críticos alegam que os protestos estão a ser conduzidos por membros das forças militares e de segurança, e envolvem simpatizantes contrarrevolucionários com o antigo regime.

O Sudão é dirigido por um Conselho Soberano, um organismo militar-civil que supervisiona a transição até às eleições previstas para 2023, com o Governo liderado por Hamdok, um antigo economista da ONU. A principal fação civil apelou a um contraprotesto na quinta-feira.

Jonas Horner
Jonas Horner, da ONG International Crisis GroupFoto: DW

Contraprotestos

Jonas Horner, do International Crisis Group, uma ONG que se concentra na prevenção de conflitos, disse à DW que os contraprotestos de quinta-feira são suscetíveis de "diminuir" os protestos atuais.

"Estes seriam os manifestantes que são os revolucionários originais do Sudão desde a revolta de 2018-19 que derrubou Bashir. E há alguma preocupação, talvez, de que os dois grupos se confrontem. Os atuais manifestantes ocuparam um lugar privilegiado, tendo um espaço em frente ao Palácio Presidencial e aos gabinetes do Governo", avaliou Horner.

Segundo o ativista, os protestos estão a acontecer em grande parte como rescaldo de uma tentativa de golpe que aconteceu há cerca de três semanas e que "trouxe à tona tensões existentes que tinham vindo a borbulhar no seio do Governo de Transição civil-militar".

Saltar a secção Mais sobre este tema