1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Segurança Social em Moçambique - Parte II: "Sentados à Mesa à espera de caridade"

1 de janeiro de 2011

Muitos pensionistas em Quelimane recorrem à Mesa de S. Francisco, uma instituição católica, para fazerem, comerem uma refeição quente por dia. O apoio do estado não é suficiente e esta alternativa faz a diferença.

https://p.dw.com/p/QV7w
Hora do almoço no refeitório da Mesa de São Francisco em QuelimaneFoto: DW

A Mesa de São Francisco fica a dois quilómetros do centro de Quelimane. Um centro de dia onde os idosos e outras pessoas desfavorecidas de Quelimane recebem o pequeno-almoço e o almoço. No pátio da instituição vemos árvores dispersas e dois edifícios. Em torno de um desses edifícios grupos dispersos de pessoas sentadas. Uns olham para o infinito, outros conversam com pouco entusiasmo e outros ainda parecem combater o sono. Diariamente a Mesa recebe mais de 150 pessoas.

O centro foi criado pelos padres da ordem dos capuchinhos em 1992 e desde então tem servido os mais velhos. Esta ordem católica dedica-se tradicionalmente aos doentes e aos pobres. Juliana Zilhão, Directora Provincial da Mulher e da Acção Social, diz que é importante apoiar os idosos em Quelimane: "Não há muitas instituições a tratar do assunto dos idosos." Juliana Zilhão, lembra também que alguns idosos não podem trabalhar, e muitas vezes não têm familiares por perto, ou familiares que possam cuidar deles.

Mosambik Quelimane Raúl André Piloto
Raúl André Piloto secretário provincial da Associação dos Aposentados de Moçambique – a Aposem – à porta da sua casaFoto: DW

Raul André Piloto tem 76 anos e, há onze anos, é secretário provincial da Associação dos Aposentados de Moçambique – a Aposem. Ele diz que esta associação tem a missão de sensibilizar sobre a pobreza absoluta: "A luta contra a pobreza significa uma missão que nós devemos cumprir e como pessoas da terceira idade."

Mas nem todas as pessoas da terceira idade têm a oportunidade de seguir o caminho de Raul Piloto e continuam a viver na pobreza.

Segundo o Índice de Desenvolvimento Humano da ONU de 2010, Moçambique é o nono país mais pobre do mundo. Uma realidade muito dura, especialmente para os idosos. Pois muitos deles não podem contar com ajuda suficiente das suas famílias, nem do estado e dependem de instituições particulares de solidariedade como a Mesa de São Francisco.

Patio
Pessoas a comer no pátio da Mesa de São FranciscoFoto: Carla Fernandes

Uma co-produção de Idalina Patia da Nova Rádio Paz de Quelimane e de Carla Fernandes da Deutsche Welle, a Voz da Alemanha.

Autora: Carla Fernandes
Revisão: Johannes Beck