1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
TecnologiaAngola

Satélite angolano Angosat-2 é lançado esta quarta-feira

Lusa
11 de outubro de 2022

Angola colocará em órbita satélite com capacidade para cobrir o continente africano e parte do sul da Europa. Ministro das Telecomunicações, Mário Oliveira, diz que está tudo a postos para o lançamento.

https://p.dw.com/p/4I3ba
Imagem ilustrativa: Lançamento de foguetões em Baikonur
Lançamento de foguetões em BaikonurFoto: picture-alliance/dpa/G. Sisoev

O satélite angolano Angosat-2 vai ser lançado esta quarta-feira (12.10), na estação aeroespacial de Baikonur, Cazaquistão, para reduzir a exclusão digital e melhorar o sinal de telecomunicações nas zonas mais remotas de Angola e do continente africano, anunciou o Governo angolano.

Em entrevista à Televisão Pública de Angola (TPA), a partir de Moscovo, na segunda-feira, o ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, assinalou que a equipa técnica angolana tem estado a trabalhar de forma próxima com técnicos russos, estando reunidas todas as condições para o lançamento e sendo esperadas condições climatéricas favoráveis.

Segunda tentativa

Trata-se da segunda vez que Angola coloca em órbita um satélite, depois do  Angosat-1, em dezembro de 2017, cujo lançamento fracassou. Uma situação que, segundo o ministro "não é novidade na ciência espacial".

Imagem ilustrativa: Um empregado do grupo francês de telecomunicações Orange
Segunda a Angop, agência nacional de notícias de Angola, o satélite comporta uma série de serviços e tem capacidade para cobrir o continente africano, com ênfase para a região sul, e parte significativa do sul da Europa (Foto ilustrativa)Foto: Sia Kambou/AFP/Getty Images

"É uma situação recorrente, acontece algumas vezes fruto da complexidade de um satélite de telecomunicações como o Angosat, um aparelho geoestacionário que vai ser lançado a 6.000 quilómetros de distância", disse Mário Oliveira. 

Construído na sequência de um acordo assinado entre Angola e a Rússia, em 2009, o Angosat-1 custou 360 milhões de dólares ao Estado angolano, mas tinha um seguro de 121 milhões de dólares, que, em caso de acidente ou desaparecimento, cobriria a totalidade dos custos da sua substituição, segundo a agência noticiosa angolana Angop.

"Hub" de telecomunicações

Mário Oliveira sublinhou queo Angosat 2faz parte do ecossistema de telecomunicações que o país pretende, já que Angola tem o objetivo de ser um 'hub' africano de telecomunicações.

"O nosso país é extenso e as comunicações via satélite ajudam a que cheguemos aos pontos mais recônditos do país de forma mais célere", afirmou, destacando o impacto positivo desta solução tecnológica que vai contribuir para o desenvolvimento sócioeconómico de Angola em várias áreas.

O lançamento do satélite, que coincide com a Semana Mundial do Espaço, culmina uma série de ações que o Executivo angolano tem desenvolvido, nomeadamente a nível da formação de quadros no setor aeroespacial, acrescentou o governante.

Internet rápida via satélite