1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Sagrada Esperança da Lunda Norte é o campeão do Girabola

Borralho Ndomba
1 de agosto de 2021

O título foi conquistado depois e dezesseis anos, ao derrotar o Petro de Luanda por uma bola a zero, no Estádio 11 de Novembro, na capital angolana. Para o treinador derrotado, o"Petro de Luanda pagou pelos erros".

https://p.dw.com/p/3yPBU
Angola Fußball Sagrada Esperança Meister
Jogadores após a vitória neste sábado (31.07).Foto: Borralho Ndomba/DW

Com o triunfo no campeonato angolano de futebol - o Girabola - a equipa Sagrada Esperança da Lunda Norte arrecadou o prémio de 24 milhões de kwanzas (cerca de 31 mil euros). O golo foi marcado por Luís Tati na primeira parte do jogo.

O jogador Gaspar atribui a conquista aos adeptos. "Estamos felizes. Lutamos até ao fim e não foi fácil. Tivemos tantas dificuldades e tantas viagens", disse.

"Só tenho que agradecer a Deus e a essa família grande que está aqui, e este povo que abandonou a sua zona de conforto para vir aqui nos dar a força que precisávamos", desabafou após o jogo.

Angola Fußball Sagrada Esperança Meister
Jogadores da equipa Sagrada Esperança da Lunda Norte.Foto: Borralho Ndomba/DW

Campeão como treinador

Roque Sapiri foi campeão com a equipa Lunda como jogador em 2005. Agora, é campeão pelo clube como treinador.

"Teria sido demitido como treinador do Sagrada Esperança porque os resultados não eram bons. Mas sempre disse que é preciso ter calma e é preciso construir uma equipa", disse. "Fomos persistentes, os jogadores acreditaram naquilo que passamos para eles".

"Hoje é o dia das mulheres. Parabenizo a minha mulher, a minha família pelo apoio que tem dado. Aos meus assessores e as pessoas que sempre me apoiaram".

A equipa vencedora terminou o campeonato com 70 pontos, enquanto o Petro de Luanda ficou em segundo lugar, com 67 pontos.

O Petro de Luanda, o clube com mais títulos no futebol angolano, não ganha o campeonato há onze anos e conseguiu o segundo lugar no Girabola pela quinta vez consecutiva.

Angola Fußball Sagrada Esperança Meister
Torcedores que acompanharam partida neste sábado (31.07).Foto: Borralho Ndomba/DW

"Pagou pelos erros"

Bundunha, treinador do Petro de Luanda, diz que o clube pagou pelos erros. "Não se mudou nenhuma filosofia. A ideia manteve-se, infelizmente, não ganhamos. Cometemos erros e pagamos pelos erros cometidos. A equipa do Sagrada Esperança ganhou o jogo, ganhou o campeonato e está de parabéns".

O Governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, entregou a taça ao novo campeão do Girabola.

O político é também membro de direção desta equipa e disse que vai trabalhar para que o clube ganhe mais patrocínio para ter uma boa performance na Liga dos Campeões africanos.

"É um dia especial para mim. Primeiro, porque é o meu aniversário. Segundo, porque agora o Sagrada Esperança torna-se campeão nacional, e tudo decorre no mandato em que sou governador da Lunda Norte e presidente da Mesa da Assembleia"

"As responsabilidades aumentam, vamos representar o país na Liga dos Campeões africanos e tudo faremos junto ao patrocinador, a Endiama, para garantir apoio para que a equipa representante condignamente o nosso país", disse Muangala 

Saltar a secção Mais sobre este tema