1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Rússia volta a atacar Ucrânia com mísseis e drones

DW (Deutsche Welle) | Lusa
26 de janeiro de 2023

Pelo menos uma pessoa morreu e duas ficaram hoje feridas na sequência dos disparos de mísseis russos contra Kiev, a capital ucraniana. A Ucrânia diz ter abatido mais de 30 mísseis esta manhã e 24 drones durante a noite.

https://p.dw.com/p/4MiQY
Ataque contra Kiev (imagem de arquivo)
Ataque contra Kiev (imagem de arquivo)Foto: Mustafa Ciftci/AA/picture alliance

Esta manhã soaram sirenes de aviso de mísseis em todas as regiões da Ucrânia antes de um ataque russo, o qual, segundo as autoridades de Kiev, foi por enquanto neutralizado.

"Temos informações de que há um morto e dois feridos" no bairro de Golosiivsky, no sul de Kiev, disse o presidente da autarquia da capital ucraniana, Vitali Klitschko.

Na última hora, vieram a público notícias de uma explosão na capital da Ucrânia. Segundo as autoridades militares ucranianas, 15 mísseis russos foram neutralizados na zona de Kiev.

O número total de mísseis russos disparados hoje contra a Ucrânia é ainda desconhecido mas, o porta-voz da Força Aérea ucraniana admitia que pelo menos 30 tinham sido lançados às primeiras horas do dia.

Seis mísseis TU-95 terão sido projetados da região russa de Murmansk. 

Envio de tanques do Ocidente

A nova vaga de mísseis disparados pela Rússia contra a Ucrânia ocorre um dia depois de a Alemanha ter concordado com o envio de blindados de fabrico alemão Leopard 2 para as forças ucranianas, provocando um forte protesto de Moscovo.

A Alemanha vai ainda treinar soldados ucranianos para usar os veículos, além de oferecer munições e a manutenção.

A Alemanha autorizou o envio de tanques para os militares ucranianos combaterem a invasão russa, anunciou ontem chanceler Olaf Scholz
A Alemanha autorizou o envio de tanques para os militares ucranianos combaterem a invasão russa, anunciou ontem chanceler Olaf ScholzFoto: Björn Trotzki/IMAGO

A Ucrânia agradeceu o gesto, mas pede mais. É preciso que os aliados ocidentais enviem mísseis de longo alcance e aviões de combate para enfrentar a Rússia, disse esta quarta-feira (25.01) o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Para a Rússia, trata-se de um novo tipo de compromisso dos países ocidentais com o governo de Kiev. O Kremlin avisou já que a entrega a Kiev dos carros de combate Leopard vai afetar as relações russo-alemãs.

Atingidas centrais elétricas em Odessa

Entretanto, duas centrais elétricas da região ucraniana de Odessa foram também atingidas pelo último ataque de mísseis russos, disseram em comunicado as autoridades locais.

"Duas infraestruturas de energia essenciais da região de Odessa (sul da Ucrânia) foram atingidas", disse hoje o chefe da Administração Militar local através de um comunicado.

O ataque contra Odessa não fez feridos, de acordo com os dados disponíveis nesta altura. As autoridades locais apelaram à população civil para permanecer nos abrigos.

Rússia troca a chefia das suas tropas na Ucrânia