1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Alexei Navalny em coma por suspeitas de envenenamento

Lusa | mc
20 de agosto de 2020

O opositor russo Alexei Navalny sentiu-se mal e perdeu a consciência num voo para Moscovo. Está em coma em estado grave por suspeitas de envenenamento, disse o seu porta-voz. Navalny já teria sido alvo de outros ataques.

https://p.dw.com/p/3hENy
Alexej Navalny
Alexei Navalny, opositor russoFoto: Imago Images/Itar-Tass/S. Fadeichev

O principal opositor do Presidente russo, Vladimir Putin, foi hospitalizado esta quinta-feira (20.08) por suspeitas de envenenamento.

Alexei Navalny "está em coma, em estado grave" e ligado a um ventilador nos cuidados intensivos de um hospital na Sibéria, segundo anunciou a sua porta-voz, Kira Yarmysh, na rede social Twitter. 

Segundo a publicação, Navalny sentiu-se mal num voo de Tomsk, uma cidade na Sibéria, para Moscovo, quando o avião fez uma aterragem de emergência em Omsk, na Sibéria.

Navalny estava a sofrer de "envenenamento tóxico", escreveu a porta-voz que disse também à estação de rádio Echo Moskvy que durante o voo, Navalny estava a suar e pediu-lhe que falasse para poder "concentrar-se no som de uma voz".  

Navalny foi então à casa de banho e perdeu a consciência. 

Qual foi a causa?

Russland Moskau Wladimir Putin Coronavirus
Vladimir Putin, Presidente da RússiaFoto: Getty Images/A. Druzhinin

Kira Yarmysh disse que o político de 44 anos deve ter consumido algo do chá que bebeu no início da manhã num café do aeroporto antes de embarcar no avião. 

"Os médicos estão a dizer que a toxina foi absorvida mais rapidamente com o líquido quente", referiu ainda no Twitter, acrescentando que a equipa de Navalny chamou a polícia ao hospital. 

A agência de notícias estatal russa Tass informou que o político está em estado grave, citando o diretor clínico do hospital em que o político está internado. 

Vyacheslav Gimadi, advogado da fundação Navalny, disse que a equipa vai solicitar ao Comité de Investigação da Rússia que abra uma investigação criminal. 

"Não há dúvida de que Navalny foi envenenado por causa da sua postura e atividade política", publicou esta quinta-feira (20.08) Gimadi no Twitter. 

Não foi caso isolado

Russland Moskau - Proteste zur Unterstützung Ivan Golunov: Alexei Navalny wird von der Polizei in Gewahrsam genommen
Navalny a ser detido durante uma manifestação em Moscovo, junho de 2019Foto: Reuters/M. Shemetov

No ano passado, Alexei Navalny foi levado de urgência da prisão para um hospital, onde cumpria pena após uma prisão administrativa, com o que a sua equipa disse ser suspeita de envenenamento. 

Na altura os médicos disseram que ele teve um grave ataque alérgico e mandaram-no de volta para a prisão no dia seguinte. 

Principal opositor do Presidente russo, Vladimir Putin, Navalny, cujas publicações anticorrupção são amplamente compartilhadas nas redes sociais, já sofreu ataques no passado. 

Em 2017, Navalny foi pulverizado nos olhos com um desinfetante quando deixava o seu escritório. 

Navalny, os seus apoiantes e família são regularmente submetidos a prisões, revistas e pressão policial em toda a Rússia.