1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
ConflitosAlemanha

Rússia: "Envio de tanques vai afetar relações com Alemanha"

Lusa | tm
24 de janeiro de 2023

Envio dos carros de combate "Leopard" a Kiev vai afetar as relações russo-alemãs, disse hoje o Kremlin depois de a Polónia ter formalizado um pedido à Alemanha para enviar os veículos.

https://p.dw.com/p/4MdW5
Der russische Pressesprecher Dmitry Peskov
Foto: Elena Palm/ZUMAPRESS.com/picture alliance

Não augura "nada de bom" para a relação entre Alemanha e Rússia - foi assim que o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, definiu o possível envio dos carros de combate de fabrico alemão "Leopard" para a Ucránia, que desde a semana passada está a gerar polémica.

Segundo o porta-voz da presidência russa, o ato deixará "uma marca indelével".

"As relações entre a Rússia e a Alemanha estão num ponto muito baixo e não há diálogo substantivo com a Alemanha ou com outros países da NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte]", referiu Peskov.

Bundeskanzler Olaf Scholz und Polens Ministerpräsident Mateusz Morawiecki
O chanceler federal Olaf Scholz e o primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki Foto: picture alliance/dpa

Polónia

A Polónia disse hoje que espera "uma resposta rápida" da Alemanha para entregar os tanques Leopard 2 à Ucrânia, com Berlim a garantir, momentos depois, que vai analisar o pedido polaco "com a devida urgência". 

"Espero que a resposta dos alemães venha rapidamente desta vez, porque os alemães estão a atrasar-se, procrastinando, agindo de uma forma que é difícil de entender", lamentou o primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki. 

O chefe do Governo polaco disse ainda que a Polónia, "tal como outros países nos seus respetivos territórios", já está treinar soldados ucranianos, embora não tenha esclarecido se esse treino se destina ao uso dos carros blindados de fabrico alemão Leopard 2, que Kiev tem pedido com insistência. 

"Também vamos pedir à União Europeia (UE) para reembolsar os custos. Este será um novo teste à sua boa vontade. A UE deve compensar-nos por esses custos", insistiu Morawiecki.

O chanceler alemão Olaf Scholz em frente a um tanque de batalha Leopard, em outubro deste ano (foto de arquivo)
O chanceler alemão Olaf Scholz em frente a um tanque de batalha Leopard, em outubro deste ano (foto de arquivo)Foto: Moritz Frankenberg/dpa/picture alliance

"Autorização"

O Governo polaco pediu formalmente autorização à Alemanha para enviar os tanques "Leopard" para a Ucrânia, confirmando a intenção avançada na segunda-feira.

Numa mensagem hoje publicada na rede social Twitter, o ministro polaco apela a Berlim para se juntar à "coligação de países que apoiam a Ucrânia com os 'Leopard 2'".

Já o ministro alemão da Defesa, Boris Pistorius, disse que o Governo de Berlim espera resolver "nos próximos dias" as suas dúvidas sobre o envio dos tanques para a Ucrânia. 

Mas Pistorius referiu que o primeiro passo é "preparar um inventário dos carros de combate atualmente disponíveis".

A Alemanha tem estado sob crescente pressão para ceder os seus 'Leopard' à Ucrânia. A ministra dos Negócios Estrangeiros, Annalena Baerbock, disse no último domingo (22.01) que o país estava pronto para entregar os carros de combate. Entretanto, o chanceler Olaf Scholz tem mostrado relutância em comentar o assunto.

Putin quer libertar Donbass, Zelensky quer a Crimeia