1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Fim de manobras militares russas junto à fronteira ucraniana

Lusa
25 de dezembro de 2021

Mais de 10.000 soldados russos voltaram às suas bases após exercícios de um mês no sul da Rússia, especialmente perto da fronteira com a Ucrânia, entre uma escalada de tensões, informou este sábado (25.12), Moscovo.

https://p.dw.com/p/44pQ1
Belarus Minsk | West-2021, Gemeinsames Militärmanöver Russland & Belarus
Foto: Anadolu Agency/picture alliance

O Ministério da Defesa da Rússia,  assegura que as manobras de "treino de combate" ocorreram em vários locais nas regiões russas de Volgogrado, Rostov, Krasnodar e na Crimeia anexada, áreas nas imediações da Ucrânia.

De acordo com o ministério russo da Defesa os exercícios militares também ocorreram em territórios russos mais distantes da fronteira com a Ucrânia: nas regiões de Stavoropol, Astrakhan, no norte do Cáucaso, mas também na Arménia, Abkhazia e Ossétia do Sul.

Russland Militärübungen
Foto: Sergey Pivovarov/Sputnik/picture alliance

"Para garantir um elevado estado de alerta durante as celebrações de final de ano nas instalações militares do Distrito Militar do Sul, unidades de guarda, reforços e forças serão designados para lidar com possíveis situações de emergência", acrescentou o Ministério da Defesa russo.

Há mais de um mês, a Rússia tem sido acusada pelo Ocidente de ter concentrado cerca de 100.000 soldados perto da fronteira com a Ucrânia, tendo em vista a uma possível intervenção militar contra Kiev.

Intenção bélica

Moscovo nega qualquer intenção bélica e diz ter sido ameaçada por "provocações" de Kiev e da NATO, exigindo que a Aliança Atlântica se comprometa a não aceitar a adesão da Ucrânia, uma exigência que será discutida em negociações com Washington, em janeiro.

As relações entre Kiev e Moscovo estão tensas desde a anexação da península ucraniana da Crimeia pela Rússia, em 2014, dando início a uma guerra entre as tropas ucranianas e separatistas pró-Rússia, no leste.

"Putin e Biden concordaram em discordar"