1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Ruanda alarga apoio militar para a zona sul de Cabo Delgado

Lusa | ns
6 de fevereiro de 2023

As Forças Armadas do Ruanda anunciaram o alargamento das suas operações antiterroristas para a zona sul da província moçambicana de Cabo Delgado.

https://p.dw.com/p/4N9g0
Um soldado ruandês patrulha em Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado, Moçambique
Foto: Camille Laffont/AFP/Getty Images

As Forças Armadas do Ruanda estenderam a ação para a zona sul da província de Cabo Delgado, alargando o apoio a Moçambique no combate ao terrorismo além da área dos projetos de gás, segundo informação divulgada pelas tropas.

Os projetos de gás, suspensos devido a ataques, estão no distrito de Palma, na ponta nordeste da província, mas as forças ruandesas "têm em curso uma operação lançada desde 21 de dezembro" no distrito de Ancuabe, a sul, anunciaram em comunicado.

Durante uma visita à base militar das Forças Armadas ruandesas localizadas no distrito de Ancuabe, o ministro da Defesa de Moçambique, major-general Cristóvão Chume, juntamente com o vice-comandante das Forças Armadas moçambicanas receberam informação sobre o ponto de situação das operações em curso.

Filipe Nyusi e Paul Kagame na província de Cabo Delgado
Contingente militar tem em curso mais uma operação militar no distrito de Ancuabe, na zona sul da província de Cabo Delgado.Foto: Simon Wohlfahrt/AFP/Getty Images

Moçambique agradece a forças ruandesas 

De acordo com o comunicado, durante a visita, o ministro moçambicano "manifestou o apreço do Governo de Moçambique pelo trabalho que tem sido feito no terreno".

O distrito de Ancuabe possui minas de grafite, um recurso que tem vindo a registar uma valorização acentuada nos últimos anos devido ao aumento na procura para fabrico de baterias para automóveis elétricos. Mas os ataques de insurgentes provocaram a paralisação dos trabalhos nas minas desde meados de 2022.

Os mesmos grupos dispersos são suspeitos de protagonizar os mais recentes ataques contra civis noutros distritos das proximidades.

O receio da "iraquização" de Cabo Delgado