1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Desporto

Ronaldo, o humano, chorou

Rui Almeida
20 de setembro de 2018

Primeira expulsão na Liga dos Campeões deixa o jogador português em lágrimas na deslocação a Valência. Devido ao cartão vermelho, Cristiano Ronaldo poderá ser suspenso por dois jogos.

https://p.dw.com/p/35DCv
Champions League Valencia v Juventus | Cristiano Ronaldo fliegt vom Platz
Foto: Reuters/H. Kalis

Ao cabo de 158 jogos, Cristiano Ronaldo foi expulso pela primeira vez na Liga dos Campeões. O jogador português viu o cartão vermelho direto das mãos do árbitro alemão Felix Brych, aos 29 minutos de jogo, na visita da Juventus ao estádio Mestalla, para jogar com o Valência.

Ronaldo, na sua estreia europeia pela "vecchia signora", regressava a Espanha para defrontar um dos clubes aos quais mais golos havia marcado, em nove anos no Real Madrid. Definiu o sorteio que o Valência, onde joga o seu compatriota e companheiro de seleção nacional Gonçalo Guedes, fosse o primeiro oponente da Juventus, cujo objetivo da temporada, sobretudo após a contratação do "astro" português, passa justamente pela principal prova da UEFA para clubes.

Ainda com o marcador em branco, Cristiano Ronaldo envolveu-se com o defesa central colombiano Jeison Murillo, e o juíz germânico, após consultar o árbitro assistente adicional, não teve dúvidas em expulsar o "internacional" português, considerando ter havido agressão ao sul-americano.

Fica a imagem de Ronaldo lavado em lágrimas à saída do relvado do Mestalla, acarinhado até por Marcelino Garcia Toral, treinador adversário, e a possibilidade de uma suspensão por dois jogos (habitual em situações de cartão vermelho direto), o que o colocaria fora da receção ao Young Boys e da visita a Old Trafford, para defrontar o Manchester United (agora treinado pelo seu antigo técnico no Real Madrid, José Mourinho, e onde Cristiano passou seis anos).

Árbitro rigoroso e disciplinador

Deutschland Felix Brych
Felix Brych, advogado de 43 anos, é um dos mais considerados árbitros do mundoFoto: picture-alliance/augenklick/F. Simons

De aspeto austero e nada sorridente, Felix Brych adota, igualmente, uma postura pouco dialogante nos relvados. O advogado de Munique, de 43 anos de idade, é, apesar disso, um dos árbitros mais reputados na Europa, tendo dirigido a final da Liga dos Campeões em 2017, em Glasgow, na Escócia (vitória do Real Madrid sobre a Juventus, por 4-1, com dois golos de Cristiano Ronaldo).

Brych, que no Mundial da Rússia apenas apitou o Sérvia-Suíça, sendo precocemente afastado da competição por se ter recusado a acatar uma sugestão correta do vídeoárbitro, é justamente conhecido pela sua forte personalidade, não se deixando influenciar por fatores externos ao jogo, pelo nome dos jogadores ou pelas equipas que dirige.

Cristiano podia ter evitado

Italien Fußball Serie A - Juventus Turin vs. Sassuolo | Cristiano Ronaldo
Este é o ano de estreia de Cristiano Ronaldo na Juventus, depois de nove anos no Real MadridFoto: Reuters/M. Pinca

Conhecedor das características do juíz da partida, Cristiano Ronaldo poderia ter evitado a reação impulsiva que motivou a sua expulsão. Um jogador experiente, muito rodado neste tipo de desafios e competições internacionais, dificilmente se deixa levar pela provocação imediata ou por ímpetos do momento. Talvez pelo facto de sentir a estreia europeia com a camisola "bianconera", para mais no país onde jogou e viveu os últimos nove anos da sua carreira, o madeirense reagiu a quente, "esticou a corda" e não escapou à sanção disciplinar mais pesada, que poderia ter prejudicado gravemente os objetivos da Juventus.

A equipa italiana acabou por vencer o jogo através de duas grandes penalidades convertidas pelo bósnio Miralem Pjanic, mas ficará, seguramente, sem o concurso europeu da sua mais recente estrela nas próximas semanas.

Entre a UEFA e a FIFA

CL- Auslosung | Krönung von Luka Modric zum Europas Fußballer des Jahres in Monaco
Luka Modrić, considerado pela UEFA melhor jogador da Champions League 2017/2018Foto: Getty Images/AFP/V. Vache

A expulsão de Cristiano Ronaldo surge num momento sensível da temporada, depois da divulgação do galardão da UEFA para o melhor jogador da Liga dos Campeões da época passada e antes do anúncio (previsto para o próximo dia 28 de setembro) do prémio "The Best", por parte da FIFA.

Ronaldo, uma das grandes figuras da conquista do troféu europeu mais desejado pelo Real Madrid, e que marcou 15 golos nos jogos da Liga dos Campeões, foi ultrapassado pelo seu ex-companheiro de equipa Luka Modrić. E o mesmo pode acontecer, em Londres, dentro de uma semana.

Apoiado pela família e pelo empresário Jorge Mendes, o jogador português não escondeu o seu desalento pela decisão da UEFA, não tendo mesmo comparecido em Monte Carlo para a cerimónia de entrega dos prémios. A Deutsche Welle sabe que essa foi uma atitude muito pouco apreciada pelo organismo que rege o futebol europeu.

Com a liga milionária "congelada" no próximo mês, Cristiano Ronaldo deverá agora se concentrar na série A italiana. Os dois golos marcados ao Sassuolo, no passado fim de semana, podem servir motivação para os próximos compromissos domésticos da "vecchia signora".

Saltar a secção Mais sobre este tema