Resultados preliminares apontam para vitória do MPLA em Angola | NOTÍCIAS | DW | 01.09.2012

Conheça a nova DW

Dê uma vista de olhos exclusiva à versão beta da nova página da DW. Com a sua opinião pode ajudar-nos a melhorar ainda mais a oferta da DW.

  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

NOTÍCIAS

Resultados preliminares apontam para vitória do MPLA em Angola

No momento em que está feita a contagem de mais de metade dos votos, a Comissão Nacional Eleitoral de Angola (CNE) anuncia na tarde de 1 de setembro a vitória do MPLA.

Eleições em Angola

Eleições em Angola

Os primeiros resultados provisórios atribuem 74,5 por cento dos votos ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), no poder desde a independência em 1975. Segundo a CNE, segue-se o rival histórico, UNITA, com 17,9 por cento, e, em terceiro lugar, a nova formação, Coligação Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE), com 4,5 por cento. Do total de 25.359 mesas de voto, estão já escrutinadas 14.896 (58,74 por cento) e o total de votos apurados é de 3.616.658 (57,49 por cento). A porta-voz da CNE, Júlia Ferreira, avança que o MPLA vai à frente em todas as 18 províncias do país.

Novo mandato para José Eduardo dos Santos?

TA recondução do Presidente José Eduardo dos Santos não constituiria surpresa

A recondução do Presidente José Eduardo dos Santos não constituiria surpresa

A vitória do MPLA significaria também a recondução de José Eduardo dos Santos na Presidência, já que uma alteração constitucional de 2010 eliminou a eleição direta do Chefe do Estado e prevê que o cargo seja automaticamente assumido pelo cabeça de lista do partido mais votado. José Eduardo dos Santos, de 70 anos, é Presidente de Angola há 33 anos.

A CNE não avançou ainda, no entanto, a taxa de participação eleitoral, aguardada com maior expectativa do que os resultados, uma vez que a vitória do MPLA era considerada dado adquirido.

Autora: Cristina Krippahl/lusa, AFP, Reuters
Edição: Bettina Riffel

#audio#