1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaRepública Centro-Africana

Rebeldes capturam quarta maior cidade da RCA

Lusa | ms
23 de dezembro de 2020

Bambari, a quarta maior cidade da República Centro-Africana (RCA), 300 quilómetros a nordeste de Bangui, foi capturada pelos rebeldes. Rússia enviou mais 300 instrutores militares para o país, que vai a votos no domingo.

https://p.dw.com/p/3n7wk
Bambari (foto de arquivo)Foto: Reuters/E. Braun

"A cidade está sob controlo de grupos armados. Não houve violência contra os habitantes", disse à agência France-Presse o presidente da câmara de Bambari, Abel Matchipata. "Sim, eles estão na cidade", confirmou também um alto responsável do governo centro-africano.

A batalha pelo controlo da cidade levou a duas horas de troca de tiros com as forças armadas e os capacetes azuis da Missão das Nações Unidas na República Centro-Africana, precisaram responsáveis de organizações não-governamentais e das Nações Unidas.

A violência tem aumentado nos últimos dias no país, a dias das eleições presidenciais e legislativas, previstas para o próximo domingo (27.12).

Rússia envia 300 instrutores militares

A Rússia anunciou esta terça-feira (22.12) o envio de 300 instrutores militares adicionais para a RCA onde está a apoiar o governo, após uma ofensiva de grupos rebeldes descrita como uma "tentativa de golpe".

"Para ajudar Bangui a reforçar as capacidades defensivas da República Centro-Africana, a Rússia respondeu rapidamente ao pedido do governo e enviou 300 instrutores adicionais para a formação do exército nacional", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo num comunicado.

A diplomacia russa declarou ter notificado da decisão o comité do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre sanções contra a República Centro-Africana.

Zentralafrikanische Republik russisches Militärfahrzeug in Bangui
Veículo militar russo nas ruas de Bangui, em outubro de 2020Foto: Camille Laffont/AFP

No dia anterior, um diplomata russo de alto nível, Mikhail Bogdanov, tinha indicado que Moscovo não tinha enviado tropas para o país, mas tinha lá pessoal ao abrigo de acordos "sobre a formação de quadros e o trabalho dos nossos instrutores".

O porta-voz do governo centro-africano, Ange Maxime Kazagui, tinha avançado que "várias centenas" de soldados e equipamento pesado russo tinham sido enviados para o país ao abrigo de um acordo de cooperação bilateral, sem especificar o número exato nem a data da chegada.

A diplomacia russa manifestou também "grande preocupação" com os acontecimentos dos últimos dias na RCA, que levaram a "uma grave deterioração da situação de segurança".

Apelos à calma durante eleições

A procuradora do Tribunal Penal Internacional (TPI), Fatou Bensouda, apelou à calma durante as eleições presidenciais e legislativas de domingo, afirmando que possíveis crimes serão acompanhados pelo tribunal.

"Apelo, entre outros, a todos os partidos, grupos armados, atores políticos e apoiantes para que exerçam calma e contenção", afirmou a procuradora do tribunal sediado em Haia, Países Baixos, citada pela agência France-Presse (AFP).

Zentralafrikanische Republik Wahlkampf 2020
Faustin Archange Touadéra tenta um segundo mandatoFoto: Camille Laffont/APF/Getty Images

O apelo de Bensouda surge quando o Governo da RCA sustenta que está em curso uma tentativa de golpe de Estado por parte do ex-Presidente François Bozizé, enquanto os líderes dos três principais grupos armados, que ocupam grande parte do território e conduzem uma ofensiva no norte e oeste do país, anunciaram a criação de uma coligação.

"A realização de eleições numa atmosfera pacífica é essencial na República Centro-Africana para evitar a emergência de uma espiral de violência", acrescentou a procuradora. "Qualquer pessoa que cometa crimes visados pelo Estatuto de Roma, ordene, incite, encoraje ou contribua de qualquer forma para a sua realização, é passível de ser processada perante os tribunais da RCA ou do TPI", alertou.

Em novembro de 2018, o antigo líder anti-Balaka Alfred Yekatom, acusado de crimes contra a humanidade, foi entregue ao TPI. No início de 2019, Patrice-Edouard Ngaissona, considerado pelo TPI como um dos mais proeminentes líderes anti-Balaka no mundo, foi também entregue a estre tribunal.

As eleições gerais de 27 de dezembro na República Centro-Africana vão ser disputadas por 17 candidatos à presidência, incluindo o atual chefe de Estado, Faustin Archange Touadéra, numa votação que vai também decidir a composição do parlamento. Faustin Archange Touadéra procura um segundo mandato, sendo apontado como o favorito à vitória.