1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

"Regeneração" da Sonangol deve custar 40 milhões de euros

Lusa
15 de novembro de 2018

Programa de Regeneração da petrolífera angolana Sonangol vai custar 40 milhões de euros e será implementado em três anos. O objetivo é tornar o grupo estatal "mais rentável". Direção não prevê demissões.

https://p.dw.com/p/38LOl
Foto: DW/N. Sul d`Angola

O Programa de Regeneração da Sonangol, que, segundo a direção da petrolífera, "não prevê redução de pessoal, mas sim a redução da pesada burocracia interna", foi apresentado esta quinta-feira (15.11), em Talatona, no sul de Luanda, pelo presidente do conselho de administração da empresa pública, Carlos Saturnino.

Segundo a administração, este programa, cuja "fase zero" arranca hoje e decorre até ao final de 2018, é fruto de um trabalho de reflexão, identificação, diagnóstico e levantamento completo feito ao longo dos últimos 11 meses, tendo sido elaborado "por pessoas e para pessoas".

Numa conferência de imprensa, que decorreu no auditório do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), Carlos Saturnino referiu que "os problemas" da petrolífera "estão identificados".

De acordo com o presidente do conselho de administração, o Programa de Regeneração foi concebido com "transparência máxima possível", sendo que, explicou, o Governo angolano aprovou a intenção inicial de contratar até 43,85 milhões de euros, com a Sonangol a propor uma redução para cerca de 40 milhões de euros.

"O valor final que a Sonangol discutiu para consultoria vai ficar a um montante inferior aos 43 milhões de euros. Acreditamos que o valor final rondará os 40 milhões de euros, estão a afinar-se os detalhes", explicou.

Angola Sonair
Companhia aérea Sonair é uma das subsidiárias da SonangolFoto: DW/C. Vieira Teixeira

Propósitos da estratégia

Questionado sobre se o Programa, cuja primeira fase compreende 150 dias "para desenvolver medidas que libertem sinergias para grupo", prevê a redução de trabalhadores, a administração assegurou que tal medida "não consta" nos propósitos da estratégia ora apresentada.

"Este Programa foi feito de pessoas e para pessoas (...) O nosso objetivo principal não é despedir pessoas, mas sim realinhar as atividades da empresa à sua atividade principal, que é exploração, produção, comercialização, desenvolvimento de hidrocarbonetos", indicou.

Olhando para as ações de 19 subsidiárias que integram a estrutura da petrolífera estatal angolana, Carlos Saturnino reafirmou que a mesma "será emagrecida", admitindo que a estrutura organizacional da Sonangol é uma "máquina pesada".

"É uma máquina grande em termos de burocracia para tomar decisões. O atual ambiente empresarial e a capacidade financeira do grupo não se coaduna com as melhores práticas de gestão de um grupo empresarial. A sobrevivência da Sonangol obriga que a empresa tenha de mudar, de ser reestruturada", sustentou.

Aumento da produtividade

Contribuir para a melhoria do desempenho do setor petrolífero em Angola, impulsionar e intensificar a atividade para substituição de reservas e aumento da produção de hidrocarbonetos a médio e longo prazo são alguns dos objetivos do Programa de Regeneração.

O programa perspetiva ainda a promoção do aumento da quota de produção interna de petróleo bruto, reforçando o papel da Sonangol Pesquisa e Produção, "tornando-a mais eficiente", e o incremento da capacidade interna de produção de refinados, "para reduzir a dependência das importações".

Saltar a secção Mais sobre este tema