1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Regalias não são "exagero", diz deputado da RENAMO

António Cascais
26 de maio de 2021

Alberto Ferreira diz acreditar que boa relação entre Ossufo Momade e Filipe Nyusi pode levar a que artigos da Lei do Estatuto do Funcionário sejam revistos. À DW, o deputado mostra-se também sensível às críticas.

https://p.dw.com/p/3u0By
Mosambik I Parlament von Mosambik
Foto: Roberto Paquete/DW

A Polémica está instalada no seio da RENAMO: O presidente do maior partido da oposição moçambicana, Ossufo Momade, pelos vistos não aprova a Lei do Estatuto do Funcionário e Agente Parlamentar, que os próprios deputados da RENAMO, aprovaram na Assembleia da República a 5 de maio, de forma unânime, em conjunto com os deputados dos outros partidos com assento parlamentar.

Várias organizações da sociedade civil criticaram o novo Estatuto do Funcionário da AR que ainda não foi promulgado pelo Presidente da República, classificando-o como "mordomia" em tempo de crise. 

A DW tentou obter da RENAMO e do grupo parlamentar do partido, uma declaração oficial, mas os porta-vozes não quiseram fazer declarações em "on", uma vez que o grupo parlamentar estaria neste momento a "tentar coordenar a sua posição como a hierarquia do partido", no intuito de se "encontrar uma posição conjunta".

Mas um dos deputados da bancada da RENAMO, Alberto Ferreira, prontificou-se a falar sobre o assunto, defendendo o seu voto a favor e afirmando que "nem os deputados, nem os funcionários da Assembleia da República gozam de regalias desmesuradas". Por outro lado, Alberto Ferreira mostra-se sensível às críticas dos muitos moçambicanos que estão a passar por um mau momento e por isso criticam os salários dos funcionários e agentes parlamentares.

Mosambik Ossufo Momade Führer von RENAMO
Em declarações esta terça-feira (25.05) sobre o tema, Ossufo Momade afirmou que "enquanto a população não concordar com qualquer aspeto, nós estamos com o povo".Foto: DW

DW África: Na sua opinião, o presidente do partido tem o poder de "obrigar" a que uma lei aprovada pelo parlamento, neste caso sobre o Estatuto dos Funcionários e Agentes Parlamentares, seja reavaliada?

Alberto Ferreira (AF): O presidente do partido pode fazer corredor com o Presidente [da República], dada a situação entre eles, que é bastante boa. O presidente Ossufo Momade e Filipe Nyusi comunicam-se por telefone, o que pode fazer com que o Presidente da República não promulgue [a lei], e portanto, a mande de volta para ser reanalisada. Do ponto de vista jurídico não tem nenhum problema, mas visto que a Assembleia já aprovou, o que pode ser feito é rever algumas coisas, porque [a lei] foi aprovada na generalidade, não foi aprovada na especialidade, portanto existem artigos que podem ser revistos.

DW África: Várias organizações da sociedade civil moçambicana, entre elas o Fórum de Monitoria do Orçamento (FMO), disse que essa lei são "mordomias em tempos de crise". Acha que os deputados foram insensíveis perante os moçambicanos que estão a passar um mau momento?

AF: Em Moçambique, os deputados são acusados de terem privilégios em excesso e particulares. Mas um deputado ganha pouco mais de 1200 euros por mês, que é um salário mínimo num país europeu. Um deputado moçambicano não tem assessores, não tem escritório pessoal para poder trabalhar e para poder trabalhar é preciso condições de trabalho. Eu, que sou deputado, não tenho escritório, não tenho alguém que me possa ajudar, e nós precisamos de produzir leis com qualidade. É preciso, naturalmente, investir nesse sentido.

DW África: E o que é que responderia aos muitos moçambicanos que dizem que os funcionários do Parlamento ganham muito dinheiro e têm muitas regalias?

AF: Quase todos os agentes e funcionários do Parlamento têm contratos precários e estes contratos são pagos. Cada grupo parlamentar paga aos seus funcionários, têm subsídios de férias e de outras coisas. Agora, os subsídios são entre dois e três mil meticais, estamos a falar de cerca de cem euros aqui, 50 ali, mais cem euros ali. Mas, e num país em contexto de uma pobreza total e absoluta como é Moçambique, isso causa uma cacofonia e incompreensão.

DW África: Mas os funcionários e agentes parlamentares em Moçambique ficariam a ter muito mais regalias, mesmo em comparação com outros funcionários públicos, não é assim?

AF: Naturalmente. Quem lê a partir de fora, pode dizer que isso são regalias, mas conhecendo como trabalham, que estão até à meia noite a trabalhar, porque na verdade quem trabalha do ponto de vista técnico e administrativo são eles. Se têm algum direito que possam reclamar, eu não considero um exagero. Mas também se percebe que o nosso contexto é este, não podemos fugir dele.

A vacinação contra o coronavírus em Moçambique