1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Rebeldes ocupam capital da República Centro-Africana

LUSA24 de março de 2013

Os rebeldes do Seleka na República Centro-Africana ocuparam hoje o palácio presidencial de Bangui, disse um dos chefes militares da coligação à agência France Presse (AFP). O Presidente, François Bozizé, fugiu do país.

https://p.dw.com/p/183Mz
Rebeldes do movimento Seleka na República Centro-Africana próximo da localidade de Damara (foto de janeiro)
Rebeldes do movimento Seleka na República Centro-Africana próximo da localidade de Damara (foto de janeiro)Foto: AFP/Getty Images

Segundo várias agências noticiosas, François Bozizé, o Presidente da República Centro-Africana, fugiu para a República Democrática do Congo, atravessando o rio Ubanguim, assim que os rebeldes tomaram o controlo da capital. "Nós ocupámos o palácio presidencial. Bozizé não estava", disse o chefe militar dos rebeldes à AFP. "Sabíamos que Bozizé não estava lá".

A França pediu à comunidade internacional para intensificar a vigilância e evitar a queda do governo da República Centro-Africana, tendo já pedido uma reunião urgente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para enfrentar a crise.

Conselho de Segurança precocupado com situação na República Centro-Africana

Na sexta-feira à noite, o Conselho de Segurança ONU manifestou a sua "viva inquietação" perante o avanço dos rebeldes do Seleka na República Centro-Africana e considerou que os acusados de execuções e violações "deviam ser responsabilizados".

Através de um comunicado, publicado depois de uma reunião de emergência convocada pela França, o Conselho "exprimiu uma viva inquietação no seguimento de informações que dão estado do avanço de grupos armados perto da cidade de Bangui e das suas consequências humanitárias".

Acordo de Libreville fracassado

A coligação rebelde retomou as hostilidades esta semana depois de ter expirado um ultimato apresentado ao regime, onde exigia o respeito dos acordos de Libreville, a libertação dos prisioneiros e a partida de tropas estrangeiras. O Seleka reclama também a integração dos seus combatentes no exército, algo que não consta dos acordos de paz.

François Bozizé, o Presidente da República Centro-Africana, fugiu para a RDC (foto de arquivo)
François Bozizé, o Presidente da República Centro-Africana, fugiu para a RDC (foto de arquivo)Foto: AFP/Getty Images
Rebeldes do movimento Seleka na República Centro-Africana próximo da localidade de Damara (foto do dia 2 de janeiro)
Rebeldes do movimento Seleka na República Centro-Africana próximo da localidade de Damara (foto do dia 2 de janeiro)Foto: SIA KAMBOU/AFP/Getty Images