1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

RDCongo: Ébola ainda é uma "emergência global", diz OMS

Lusa
19 de outubro de 2019

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o surto de ébola na RDC continua a merecer ser classificado como uma emergência global, apesar dos casos confirmados terem diminuído nas últimas semanas.

https://p.dw.com/p/3RZpj
Demokratische Republik Kongo | Ebola Epidemie
Foto: Getty Images/AFP/A. Wamenya

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse, esta sexta-feira (18-10), que o surto de ébola na República Democrática do Congo (RDC) continua a merecer ser classificado como uma emergência global, apesar dos casos confirmados terem diminuído nas últimas semanas.

De acordo com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a situação continua a ser "complexa e perigosa", e que as autoridades devem continuar a tratar todos os casos como se fossem o primeiro.

"Cada caso tem potencial para desencadear um novo e maior surto", salientou.

Até ao momento foram confirmados 3.113 casos e mais de 2.150 pessoas morreram desde o início do surto na RDCongo.

Apesar de na última semana apenas 15 casos terem sido confirmados, a OMS salientou que a sua maioria ocorreu em pessoas que não estavam identificadas com tendo estado em contacto com infetados. Michael Ryan, que lidera a resposta ao Ébola da OMS, explicou que alguns dos casos mais recentes foram detetados numa área remota onde é difícil para as autoridades de saúde chegarem.

A agência para a saúde das Nações Unidas declarou pela primeira vez o surto de Ébola, o segundo mais mortal da história, como uma emergência internacional em julho deste ano.

Saúde em África: Como se pode proteger do ébola