1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Quem é o marido de Angela Merkel, a chanceler alemã?

Ines Eisele | jb | rk
13 de março de 2018

Angela Merkel inicia esta quarta-feira o quarto mandato como chanceler alemã. Ao seu lado estará o marido, Joachim Sauer, um professor de Química que não gosta dos holofotes.

https://p.dw.com/p/2tned
Joachim Sauer e Angela Merkel durante o festival de ópera de Richard Wagner de Bayreuth em 2017Foto: picture alliance/dpa/T. Hase

A chanceler Angela Merkel costuma ser descrita como uma pessoa reservada. Tanto ela, como o marido, Joachim Sauer, parecem ter aversão aos holofotes. Raramente aparecem em público juntos: uma exceção é a presença anual do casal no Festival de ópera de Bayreuth.

Sauer está muito longe de ter o mediatismo da maioria das primeiras-damas nos Estados Unidos da América. E também em comparação com as mulheres de antigos chanceleres federais alemães, como Doris Schröder-Köpf (ex-esposa de Gerhard Schröder) ou Hannelore Kohl (ex-esposa de Helmut Kohl), Sauer aparece bastante menos em público. O marido de Angela Merkel recusa-se a falar com jornalistas.

Deutschland Joachim Sauer
O rosto de Joachim Sauer não é muito conhecido pelos alemãesFoto: Getty Images/AFP/T. Hanai

Nos bastidores por convicção

Longe da luz dos holofotes, o marido de Angela Merkel já conquistou dezenas de distinções na área da química.

A carreira do professor, doutor e doutor honoris causa Joachim Sauer começou em 1967 na Universidade de Humboldt, em Berlim.

Na extinta República Democrática Alemã (RDA) comunista, Sauer pertenceu a um círculo de cientistas de renome internacional que não eram membros do partido único do regime SED, o Partido Socialista Unitário da Alemanha Oriental. Hoje, depois de passar por muitos outros locais, voltou à Universidade de Humboldt, e lidera a equipa de investigadores de Química Quântica.

Em 2015, enquanto se especulava que Merkel receberia o Prémio Nobel da Paz pelo sua contribuição para o acolhimento de refugiados, a comunidade científica apostava que Joachim Sauer seria o laureado com o Prémio Nobel da Química.

Bildergalerie Südtirol/Merkel
Sauer e Merkel (à esq.) em 2010, durante as férias em Itália, em conversa com o alpinista Reinhold Messner (à dir.)Foto: picture-alliance/dpa

"O professor"

Diz-se que, nos encontros com Merkel, o ex-Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, gostava de tratar Joachim Sauer por "professor".

Sauer e Merkel conheceram-se nos anos 1980 na Academia de Ciências de Berlim. Casaram-se em 1998 - foi o segundo casamento para os dois. Sauer teve dois filhos no primeiro casamento.

Fora isso, não se sabe muito sobre a vida privada de Joachim Sauer. Sabe-se, quanto muito, o que Angela Merkel diz sobre ele: "Não falamos sempre de política, mas ele é um bom conselheiro, também de forma indireta". O casal tem em comum a sua paixão por óperas e pela natureza - há muitos anos que os dois vão de férias para o Tirol do Sul (Itália) para fazer caminhadas.