Quem será o novo campeão do mundo de futebol? | Internacional – Alemanha, Europa, África | DW | 13.07.2018
  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Internacional

Quem será o novo campeão do mundo de futebol?

França e Croácia protagonizam final inédita de um campeonato do mundo. Franceses venceram Mundial em 1998 e Croácia vai disputar primeira final da sua história.

default

Moscovo será palco da 21ª final de um Mundial de futebol

Depois de 62 jogos, ao longo de três semanas, com 161 gritos de golo, chegámos à hora das decisões do Mundial 2018, da Rússia. Sábado (14.07), Bélgica e Inglaterra jogam o 3º e 4º lugares. 25 horas depois (domingo), França e Croácia vão protagonizar uma final inédita e um deles será coroado o novo campeão do mundo, de futebol.

França

FIFA Fußball-WM 2018 in Russland | Halbfinale -Frankreich vs Belgien | Final (1:0)

França vai terceira final do Mundial de futebol (1998 e 2006)

Pela terceira vez em vinte anos, a França vai jogar a final de um Mundial de futebol. Os franceses apenas venceram a competição mais importante do futebol mundial, uma vez, e foi precisamente, há duas décadas atrás. Na altura, os gauleses organizaram o Mundial de 1998 e golearam na final os campeões em título, o Brasil, por 3-0. A 2ª final é de má memória para os franceses. No Mundial de 2006, jogado na Alemanha, a França perdeu no desempate por grandes penalidades frente à Itália, que sagrou-se tetracampeã do mundo (a 2ª seleção a par da Alemanha, com mais títulos mundiais conquistados).

Fußball-WM 1998 Thierry Henry und Djorkaeff küssen Pokal

Thierry Henry (esq.) e Youri Djorkaeff (dta) venceram Mundial pela França em 1998

Agora, em 2018, na em solo russo, a França vai tentar levar o "caneco" para casa, pela segunda vez na história. Verdade se diga, que a seleção de há 20 anos atrás, contava com nomes como Patrick Vieira, Thierry Henry, o próprio Didier Deschamps - atual selecionador francês - que capitaneou a seleção gaulesa ao primeiro título mundial. No entanto, esta seleção está repleta de talentos de nível mundial. Varane, Kanté, Pogba e o jovem Mbappé são algumas das maiores estrelas francesas. Mas, há uma que tem brilhado mais que outras. Seu nome, Antoine Griezmann.

Fator X

FIFA Fußball-WM 2018 in Russland | Halbfinale -Frankreich vs Belgien | Final (1:0)

Antoine Griezmann apontou três golos e serviu dois, em seis jogos.

O avançado do Atlético de Maddrid, tem sido o autêntico "comandante" desta equipa. Para além dos três golos e duas assistências neste Mundial, Griezmann é o rosto da tranquilidade e frieza francesa, adotada depois do Europeu perdido em casa para Portugal. Com um futebol menos artístico, mas mais contido e controlado, a França não teve grandes dificuldades em chegar à final e afastou equipas como a Argentina, Uruguai e Bélgica.

Croácia

WM Russland 2018 l Halbfinale l Kroatien vs England - Ivan Rakitic und Mario Mandzukic feiern mit einem Fotografen

Mario Mandžukić foi o herói croata frente à Inglaterra nas meias-finais do Mundial

Chamam-lhe a equipa das "sete vidas". A Croácia vai jogar a primeira final de uma grande competição, pela primeira vez na história. E logo, num Mundial! A seleção "ardente", fez um caminho sofrido, mas com um futebol atrativo, versátil e cheia de fogo, como a alcunha indica. Depois de uma fantástica fase de grupos, em que fez o pleno, e venceu a Argentina por 3-0, os croatas não mais venceram um jogo nos 90 minutos. Dinamarca e Rússia (anfitriã), foram eliminadas através do desempate por grandes penalidades. Na meia-final, foi a vez de eliminar a Inglaterra, no prolongamento. As duas vezes que a Croácia passou da primeira fase do Mundial, chegou às meias-finais.

A primeira, foi no Mundial 1998, e curiosamente, frente à França, adversária dos croatas na final do Mundial 2018. Há vinte anos, os franceses levaram a melhor, com uma vitória por 2-1, e seguiram para a final, onde acabariam por vencer o campeonato do mundo. Os croatas ficaram no pódio, depois de vencerem a Holanda pelo 3º lugar. Vinte anos depois, a seleção francesa continua forte, mas os croatas estão muito mais fortes, e muito por culpa, deste homem: Luka Modrić

Homem de ferro

Russland WM 2018 Argentinien gegen Kroatien

Luka Modrić é o capitão da Croácia

32 anos, tricampeão europeu pelo Real Madrid e um dos melhores médios do mundo. Top 3. Luka Modrić é o verdadeiro cérebro do futebol croata que tem encantado o futebol, no Mundial da Rússia. Modrić é mais do que um capitão. Destrói, pensa, constrói, distribui e finaliza. Corre trava, volta a correr e trava novamente. É um verdadeiro homem de ferro, porque parece não ter um coração. Não pára, não desliga do jogo. Leva dois golos - um deles frente à Argentina - e uma assistência direta para golo. A Croácia chega à final deste domingo (15.07), com mais 120 minutos nas pernas que a França. Os croatas, mais do que força e coração, vão precisar e muito do cérebro Luka Modrić, para conquistar o primeiro mundial da história e entrar para o vulto dos imortais do futebol

Bélgica x Inglaterra

FIFA Fußball-WM 2018 in Russland | Belgien vs England

Bélgica e Inglaterra decidem o último lugar do pódio

Em condições normais, é o tipo de jogo qualquer jogador gostaria de participar. O terceiro e quarto lugares são prestigiantes num Mundial. No entanto, Bélgica e Inglaterra ficaram com um sabor amargo nas meias-finais. A Bélgica, perdeu por 0-1 com a França, mas teve várias oportunidades para, pelo menos, empatar a partida. Já a Inglaterra teve a vida mais facilitada. A seleção dos "três leões" esteve a vencer a Croácia por 1-0, desde muito cedo no jogo, mas viu a seleção croata empatar e vencer no prolongamento. Exatamente, viu jogar.

FIFA Fußball-WM 2018 in Russland | Belgien vs England

Inglaterra perdeu por 2-1 com a Croácia no prolongamento

Os ingleses tinham feito uma bela caminha até à meia-final, mas não resistiram à vontade e ao belo futebol croata. A Inglaterra descansou sobre o golo de vantagem que tinha, e quando acordou, já estava a perder por 2-1 no prolongamento. Fez-se justiça e a Croácia seguiu para a final. O Bélgica x Inglaterra será uma reedição do último jogo da fase de grupos do Grupo G. Na altura, com ambas as seleções já apuradas, a Bélgica venceu por 1-0, com um grande golo de Januzaj.

FIFA Fußball-WM 2018 in Russland | Belgien vs England | Tor Belgien (1:0)

Januzaj marcou um dos melhores golos do Mundial 2018

Belgas e ingleses vão jogar pelo último lugar do pódio este sábado (14.07), em São Petersburgo, a partir das 14 (hora universal).

Links externos