1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
DesastresMoçambique

Quelimane mantém alerta porque Freddy pode voltar

14 de março de 2023

Enquanto os residentes e as autoridades contabilizam os estragos, o Instituto Nacional de Meteorologia alerta para o possível regresso do Freddy como depressão tropical. As chuvas fortes deverão continuar.

https://p.dw.com/p/4Of6j
Estragos provocados pelo ciclone Freddy na cidade de Quelimane
Foto: Marcelino Mueia/DW

Até ao momento, as autoridades confirmaram 10 mortos devido à passagem do ciclone Freddy. As mortes ocorreram nos distritos de Namacurra, Maganja da Costa, Mocuba, Nicoadala e na cidade de Quelimane, onde os prejuízos são maiores.

Cerca de 250 mil pessoas precisam de ajuda. Há várias infraestruturas destruídas na capital provincial. Com a exceção do centro de Quelimane, não há eletricidade desde sábado, devido ao corte de condutores e postes da linha elétrica.

As equipas do Governo provincial da Zambézia e da autarquia de Quelimane continuam no terreno a fazer o levantamento dos danos causados pelo ciclone, enquanto os populares pedem ajuda urgente.

"A situação não está boa. Só nos deram água para beber. No bairro, todas as casas foram inundadas, todas as chapas voaram", contou uma residente à DW África.

Estragos provocados pelo ciclone Freddy em Quelimane, na província da Zambézia
Ciclone Freddy deverá regressar a Quelimane como depressão tropicalFoto: Marcelino Mueia/DW

Muitas escolas estão a funcionar como centros de acomodação para as vítimas. Nesses locais, precisa-se de tudo um pouco, principalmente alimentos e roupas, para apoiar os que perderam praticamente tudo na tempestade.

Freddy deverá voltar como depressão tropical

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê chuvas intensas para as próximas horas.

De acordo com o meteorologista Acácio Tembe, o ciclone Freddy deverá retornar à província "como depressão tropical e sair de novo para o mar, devendo voltar a passar por Quelimane. Nas próximas 72 horas, vamos registar chuvas significativas, acima dos 200 mm em 24 horas".

O governador da Zambézia, Pio Matos, apelou à população para que permaneça em casa. 

"Tomemos conta do que é nosso, resolvendo aquilo que é possível resolver - repondo as chapas, tentando encontrar as melhores soluções e apelando à solidariedade dos vizinhos", disse o responsável.

Beira: Preparar a cidade contra as alterações climáticas