1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Programa de estabilização económica apresentado em Luanda

Lusa | ms
3 de janeiro de 2018

São hoje dadas a conhecer, na capital angolana, as linhas gerais do Programa de Estabilização Macroeconómica (PEM), que prevê a desvalorização da moeda nacional, o kwanza.

https://p.dw.com/p/2qG2I
Desvalorização do kwanza poderá ter efeitos nos preçosFoto: DW/V. T.

A equipa económica do Governo angolano, coordenada pelo ministro de Estado para o Desenvolvimento Económico e Social, Manuel Nunes Júnior, explica esta quarta-feria (03.01) à imprensa as ações previstas no Programa de Estabilização Macroeconómica (PEM), um instrumento de gestão que visa, em síntese, restaurar a estabilidade e a sustentabilidade da economia do país.

O PEM foi aprovado em conselho de ministros no passado dia 27 de dezembro e prevê, designadamente, uma desvalorização da moeda nacional, o kwanza, numa proporção ainda desconhecida.

Desde o primeiro trimestre de 2016 que a taxa de câmbio oficial definida pelo Banco Nacional de Angola (BNA) está fixa nos 166 kwanzas por cada dólar norte-americano e nos 186 kwanzas por cada euro.

Contudo, face à falta de divisas aos balcões dos bancos comerciais, o mercado de rua, que para muitos constitui a única alternativa para aceder a moeda estrangeira, desde as eleições gerais de agosto que antecipa uma desvalorização oficial da moeda angolana, transacionando atualmente cada dólar a 430 kwanzas e cada euro a 510 kwanzas.

Não é avançada a proporção da desvalorização da moeda angolana, mas alguns economistas têm defendido como inevitável um corte superior a 20%, o que poderá ter efeitos nos preços.