1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Presidente do Zimbabué sobrevive à explosão em estádio

AP | Reuters | Lusa | tms
23 de junho de 2018

Incidente ocorreu após um discurso do Presidente Emmerson Mnangagwa na segunda maior cidade zimbabueana. Imprensa estatal diz que explosão foi uma "tentativa de assassinato".

https://p.dw.com/p/3095m
Emmerson Mnangagwa durante a sua posse como Presidente da República em novembro de 2017Foto: Getty Images/AFP/T. Karumba

Uma explosão ocorreu este sábado (23.06) num estádio em Bulawayo, no Zimbabué, durante um evento que reunia o Presidente Emmerson Mnangagwa e o vice-Presidente Kembo Mohadi, que sofreu ferimentos.

De acordo com a imprensa estatal zimbabueana, o ataque foi uma "tentativa de assassinato", entretanto o Presidente Mnangagwa não sofreu ferimentos e foi evacuado do local.

O porta-voz do Presidente, George Charamba, em declarações ao jornal Zimbabwe Herald, afirmou que Emmerson Mnangagwa está em segurança agora numa habitação estatal na cidade de Bulawayo, onde o chefe de Estado, e também líder da União Nacional Africana do Zimbábue - Frente Patriótica (ZANU-PF), tinha feito um discurso como parte da campanha para as eleições do próximo mês.

A explosão ocorreu quando Mnangagwa acabara de se dirigir à multidão e estava saindo do palanque. Imagens postadas nas redes sociais mostraram o Presidente acenando para o público, virando-se para sair do palco, quando segundos depois a explosão ocorreu.

A televisão estatal imediatamente cortou sua transmissão. Mais tarde, a emissora ZBC informou que o vice-presidente Kembo Mohadi e a sua esposa foram feridos na perna e levados para um hospital local. Outras autoridades também ficaram feridas e receberam atendimento na cidade. 

Após ter sido levado para um local seguro, o Presidente disse que a explosão ocorreu "a poucos centímetros de distância" dele. Mnangagwa também declarou à emissora estatal que já ocorreram "tantos" atentados contra a sua vida no passado, que ele já havia se acostumado. "Posso garantir que esses são meus inimigos normais", afirmou o líder zimbabueano, que disse ter visitado no hospital "várias" pessoas feridas no ataque.

Investigações em curso

Bulawayo, a segunda maior cidade do Zimbábue, é tradicionalmente uma fortaleza da oposição. O porta-voz do Presidente adiantou estarem em curso investigações e também lembrou as "múltiplas tentativas" de atentados à vida de Emmerson Mnangagwa, ao longo dos anos.

Emmerson Mnangagwa assumiu o poder em novembro, depois de o líder o seu ex-aliado, o antigo líder Robert Mugabe, ter renunciado sob pressão militar. A votação de 30 de julho é a primeira sem Mugabe desde a independência em 1980.

Eleições passadas foram marcadas por alegações de violência e fraude, e os Estados Unidos e outros parceiros disseram que um escrutínio justo e transparente é fundamental para levantar as sanções internacionais. Os Estados Unidos e o Reino Unido, por meio de suas embaixadas, condenaram o ataque deste sábado.

O principal líder da oposição do Zimbabué, Nelson Chamisa, criticou o ataque e disse que todas as formas de violência são "inaceitáveis".

Saltar a secção Mais sobre este tema