1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Presidente da UA quer agência de notação pan-africana

Lusa
15 de maio de 2022

Macky Sall defende que deve ser criada uma agência de notação financeira pan-africana "face à injustiça de classificações às vezes muito arbitrárias". Em 2020, 18 países africanos viram classificação revista em baixa.

https://p.dw.com/p/4BKnk
Flaggen African Union AU
Foto: picture alliance/landov

O presidente do Senegal, Macky Sall, atual presidente da União Africana, apelou à criação de uma agência de notação financeira pan-africana, considerando que as agências internacionais exageram o risco de investimento em África, aumentando o custo de financiamento.

Num discurso na "Conferência Económica Dakar 2022", realizada no sábado, mas difundido hoje pela rádio privada local RFM, Macky Sal defendeu a "necessidade, face à injustiça de classificações às vezes muito arbitrárias, de ter uma agência de classificação pan-africana".

"Em 2020, enquanto todas as economias sofriam os efeitos da Covid-19, 18 dos 32 países africanos classificados por pelo menos uma das principais agências de notação, viram a sua classificação revista em baixa. Isso representa 56% das classificações revistas em baixa para países africanos em relação a um índice global médio de 31% nesse período", disse.

Äthiopien Afrikanische Union Addis Ababa
Macky SallFoto: Tony Karumba/Getty Images/AFP

Perceção do risco em África "é sempre superior"

O atual presidente da UA argumentou que existem estudos a indicar que pelo menos 20% dos critérios de classificação para os países africanos se baseiam em fatores culturais ou linguísticos "bastante subjetivos" ou "alheios aos parâmetros" que medem a estabilidade de uma economia.

Para Macky Sal, uma das consequências é que "a perceção do risco do investimento em África é sempre superior ao risco real. Encontramo-nos, assim, a pagar mais prémios de seguro do que o necessário, o que aumenta o custo do crédito concedido ao nosso país".

"Continuamos a pagar taxas de juros muito altas, devido a um sistema injusto de avaliação de risco de investimento em África", vincou.

Saltar a secção Mais sobre este tema