1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Presidente cabo-verdiano visita Angola para reforçar laços bilaterais

Nélio dos Santos (Cidade da Praia)4 de novembro de 2013

O Presidente de Cabo Verde iniciou esta segunda-feira (04.11) uma visita de Estado de dois dias a Angola. É a primeira visita de Jorge Carlos Fonseca ao país desde que assumiu a Presidência cabo-verdiana em 2011.

https://p.dw.com/p/1ABVI
Foto: picture-alliance/dpa

Jorge Carlos Fonseca chegou a Luanda no fim de semana. No domingo (03.11), encontrou-se com a comunidade cabo-verdiana radicada em Angola e com empresários cabo-verdianos com interesse em Cabo Verde. Esta segunda-feira, no primeiro dia da visita de Estado a Angola, tinha encontro marcado com o seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos.

"Para além das relações políticas, faremos um balanço e traçaremos perspetivas das relações de cooperação entre Cabo Verde e Angola", disse o Presidente cabo-verdiano antes da reunião.

Jorge Carlos Fonseca afirmou que a sua visita a Angola tem essencialmente dois objetivos: reforçar o diálogo político entre os dois países e fortalecer as relações pessoais entre os dois chefes de Estado.

Segundo o Presidente cabo-verdiano, nos dias de hoje, isso é "cada vez mais importante e pode ter reflexos nas relações entre os dois países e os dois povos."

Outros temas em discussão

Além da cooperação bilateral, a situação em alguns países africanos também vai estar sobre a mesa.

Angola Rohstoffe
Jorge Carlos Fonseca faz visita de Estado de dois dias a LuandaFoto: DW/Renate Krieger

Uma das questões a abordar é a Guiné-Bissau: "Há problemas num país da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e num país também amigo de Cabo Verde e Angola, que é a Guiné-Bissau. É natural que o dossier da Guiné-Bissau também seja objeto de uma troca de impressões com o Presidente angolano."

Outros assuntos a tematizar na conversa com José Eduardo dos Santos: a situação de instabilidade em Moçambique; o conflito na República Democrática do Congo e a situação da CPLP, tendo já em vista a próxima cimeira de chefes de Estado e de Governo em Díli (prevista para o próximo ano).

Ainda assim, o chefe de Estado cabo-verdiano reforça que, com esta visita a Angola, quer "tonificar os pilares do diálogo político de maneira a que ele seja cada vez mais claro, mais amistoso, mais forte."

Cooperação económica e financeira

"As relações com Angola são boas, extraordinárias e excelentes", resumiu o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves.

É também para reforçar a cooperação económica e financeira que o Presidente Jorge Carlos Fonseca vai a Luanda. Por isso mesmo, levou consigo a Angola, além do ministro das Relações Exteriores, dirigentes do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI), da Bolsa de Valores de Cabo Verde e uma importante delegação empresarial.

Jorge Carlos Fonseca disse que se "irá privilegiar áreas como a cooperação financeira e económica, o investimento angolano em Cabo Verde ou a participação de empresas cabo-verdianas nos processos de desenvolvimento económico de Angola."

Presidente cabo-verdiano visita Angola para reforçar laços bilaterais

O Presidente de Cabo Verde está também interessado na eventual colocação de quadros cabo-verdianos em Angola em vários domínios e em setores como "os transportes, a agricultura e a pecuária."

Durante a visita de Estado a Angola, Jorge Carlos Fonseca participa também numa sessão especial do Parlamento de Angola e fará uma palestra na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto.

Saltar a secção Mais sobre este tema